Apreciadores de plantas de todo o Estado visitaram Santa Cruz do Sul durante o fim de semana para acompanhar a 52ª Exposição de Orquídeas e 8ª Exposição Estadual de Cattleya Intermedia. O evento, que também sediou o 13º Bazar Flor e Arte, ocorreu no Parque da Oktoberfest entre sábado e domingo. Ao todo, 124 expositores – vindos de cidades como Porto Alegre, Vera Cruz, Lajeado, Montenegro e Cachoeira do Sul – exibiram mil plantas. O público passeava pelas mesas para apreciar e fotografar as diferentes espécies.
Entre os orquidófilos de Santa Cruz estava Anna Barden Baier, que trouxe junto com o marido, Ernani Baier, 25 plantas. Começaram a colecionar há pelo menos 20 anos. O que teve início como um hobby virou participações em exposições e uma coleção com milhares de orquídeas na chácara, em São José da Reserva. Seu gênero favorito é o dendrobium. Ele se destaca por seu aspecto único e as cores diferenciadas das pétalas e sépalas, e se tornou popularmente conhecida como “olhos de boneca”. “Sou apaixonada por elas”, revelou.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Milhares de fiéis participam da 23ª Romaria da Santa Cruz
Publicidade
O gosto pelas orquídeas levou o casal a diversos destinos dentro e fora do Estado. “A orquidofilia nos proporciona muitas experiências, mas a principal são os vínculos de amizade que fomentamos graças a ela”, afirmou.
Segundo o presidente da Associação Santa-Cruzense de Orquidófilos, Ricardo José Lindermann, a movimentação foi intensa durante o evento. “Tivemos um número expressivo de visitantes apaixonados pelo hobby”, disse. Embora não tenha estimado o público, enfatizou que os resultados superaram as expectativas, favorecendo também os 70 expositores que comercializam produtos artesanais e plantas.
A professora e bióloga Cátia Golunski, de 47 anos, veio de Erechim para visitar o evento em Santa Cruz. Ela integra o Círculo Orquidófilo de Erechim (Coe), fundado no ano passado e que já realizou sua primeira exposição em 2023. “Formamos ele pelo amor que tínhamos pelas orquídeas”, afirmou. Cátia disse que foi uma oportunidade para conferir de perto espécies diferentes. Também foi um momento de fazer amizades e estreitar laços com outras entidades gaúchas. “Foi maravilhoso. Estamos sempre aprendendo e conhecendo mais sobre a orquidofilia.”
Publicidade
Em sua casa, possui pelo menos mil plantas. Para ela, suas duas estufas são um lugar de paz. “Passo horas nelas. É onde eu alivio o estresse do dia a dia”, revelou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.