Com 6 meses completados nessa quarta-feira, 1º, Manuela Elisa Tornquist realiza o terceiro ciclo de quimioterapia. A bebê de Vera Cruz foi diagnosticada com um tumor maligno rabdoide e está internada no Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, onde passa pelo tratamento. Os pais Tainá Viviane da Silva e Leonardo Tornquist realizam uma campanha nas redes sociais para ajudar a custear a estada na Capital, onde acompanham o tratamento da menina.
De acordo com os pais, o quadro de Manu é estável e apesar de o tumor já ter diminuído, ele se mostra resistente ao tratamento. Antes da troca de protocolo da quimioterapia, a bebê passou por uma ressonância que mostrou duas pequenas lesões no sistema nervoso central, onde não é possível realizar cirurgia. Depois de finalizar este terceiro ciclo ela será avaliada novamente para definir se passará pelo procedimento. “Estamos firmemente lutando ao lado da nossa filha. Por mais que o tratamento seja muito forte, ela se desenvolve normalmente. Sua força e alegria nos dão cada dia mais esperança e certeza da sua cura”, explica Leonardo.
LEIA MAIS: Família de Vera Cruz pede ajuda para custear tratamento de bebê com tumor maligno
O novo protocolo do tratamento exige mais da criança, pois os remédios são mais tóxicos e o ciclo mais intensivo do que o anterior, que não atingiu o resultado esperado. “Ela reage bem à quimioterapia. Depois da quimio, a imunidade cai bastante, fazendo com que apareçam pequenas intercorrências, precisando de medicamentos e transfusão de sangue e plaquetas para poder se recuperar”, conta a mãe Tainá. O tumor se localiza na parte superior da face e no fim do segundo ciclo houve um sangramento, sendo necessário realizar radioterapia para estancar, motivo pelo qual ela ainda precisa de curativos na região.
Publicidade
A mãe, a avó e a tia de Manuela estão morando em um apartamento alugado próximo ao hospital para acompanhar o tratamento, enquanto o pai intercala suas idas à Capital nas folgas do trabalho. “Durante esses seis meses recebemos muitas doações e isso nos ajuda muito, pois conseguimos custear os gastos com aluguel, alimentação, um e outro medicamento fora do tratamento que a Manuela precisa tomar, transporte e outros gastos que vem à tona no dia a dia”, conta Leonardo. No entanto, o casal ainda necessita de doações.
LEIA MAIS: Campanha para tratamento de bebê segue com rifa e almoço
COMO AJUDAR
A família organiza a venda de uma rifa com 15 prêmios. Cada número é vendido a R$ 6,00 e o sorteio será realizado no dia 12 de outubro, às 19 horas, no Facebook. Doações em dinheiro via depósitos ou transferências podem ser feitas pelos bancos Banrisul, agência 0959, conta 35.122606.0-2, CPF 031579060-11 em nome de Tainá Viviane da Silva; ou pela Caixa Econômica Federal, agência 0500, operação 001, conta 46055-5 e CPF 02024243088, em nome de Leonardo Tornquist, ou ainda por PIX pelo e-mail [email protected] para Daniela Alexsandra da Silva. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook Ajude a Princesa Manu ou pelos telefones (51) 99607 4431 (Leonardo), 99648 9096 (Daniela) e (51) 99625 2012 (Alex).
Publicidade
LEIA MAIS: Campanha para tratamento da bebê Manu tem ações neste sábado