Categories: Regional

Bebê santa-cruzense passa por cirurgia nas duas pernas após campanha

A pequena santa-cruzense Érika Sofia Karnopp, que completa 1 ano e 8 meses no fim deste mês, teve a história contada pelo Portal Gaz em novembro do ano passado. O objetivo da reportagem era divulgar uma campanha de arrecadação para a pequena, que precisava passar por uma cirurgia nas duas perninhas, por causa de uma luxação congênita no quadril.

LEIA MAIS: Bebê de um ano precisa de cirurgia nas duas pernas

Poucos meses depois, a boa notícia chegou: a bebê conseguiu passar pela cirurgia. Conforme a mãe Caroline Karnopp, tudo ocorreu bem no procedimento, realizado no dia 3 de fevereiro deste ano em Canoas, e ela se recupera em casa, no Bairro Pedreira.

Publicidade

A cirurgia, que tinha um custo estimado em R$ 24 mil, foi realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois do procedimento, Érika teve as duas pernas engessadas, o que já dura 45 dias. Nesta segunda-feira, 16, conforme Caroline, ela passará por um segundo procedimento e o gesso será recolocado por mais 15 dias. “Ela vai ficar mais esse tempo com gesso para poder cicatrizar bem”, explicou.

O valor arrecadado durante a campanha (cerca de R$ 5 mil), já que a cirurgia foi realizada pelo SUS, está sendo usado pela família no pós-operatório, com os medicamentos e fraldas que a pequena precisa, e nos custos das viagens para Canoas, onde o acompanhamento dela é realizado.

A expectativa da mãe é de que, após a retirada do gesso, Érika já possa iniciar a fisioterapia, para voltar a caminhar. “Acredito que não ficará sequela nenhuma, pois ocorreu tudo bem na cirurgia”, comentou.

Publicidade

Neste meio tempo, ela luta para se adequar às necessidades da filha. “Não está sendo fácil. O gesso machuca as costas dela e cria feridas. Tive que aprender a lidar”, desabafou. O pensamento, neste momento, é nas experiências futuras, quando a pequena já tiver retirado o gesso. “Não vejo a hora de poder dar um colo pra ela novamente e de ver ela bem, caminhando normalmente.”

Nos cuidados, inclusive, Caroline tem a parceria do outro filho, Yuri Gustavo, de 5 anos, que ajuda a mãe a cuidar da irmã. “Meu sentimento de alívio, porque apesar das dificuldades e o sofrimento de ver ela assim, me sinto feliz em saber que em pouco tempo ela já vai estar correndo e brincando com o mano dela”, disse.

Na foto, Yuri divide o lanche com a irmã, Érika | Foto: Arquivo Pessoal

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.