Geral

Bebê nasce com um dente em Santa Maria; condição é rara

O nascimento da pequena Isadora foi marcado pela emoção e, também, por uma surpresa: a bebê nasceu com um dentinho. O caso foi registrado em Santa Maria. A enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital São Francisco, Gabrieli Ronzani, acompanhou o parto e contou que o dente foi percebido na sala de recuperação, quando Isadora recebia os primeiros cuidados. “Foi uma surpresa para toda a equipe. Eu, particularmente, nunca havia presenciado um caso desses”, contou Gabrieli.

LEIA TAMBÉM: Conheça os bebês nascidos no 1º dia do ano na região

Isadora nasceu na manhã dessa sexta-feira, 17, de cesariana, com 3.175 quilos e 47 centímetros. A mãe, Elizama Domingues Barcelos, e o pai, Bruno Matias Rodrigues, estão encantados com a chegada da filha. “A gente está muito emocionado com a nossa filha e de saber que ela veio com esse dentinho, que é um pouco difícil de acontecer. A gente está muito encantado com a chegada dela”, afirmou o pai.

Publicidade

Equipe registrou foto com a pequena Isadora no hospital | Foto: Divulgação

Mãe e filha passam bem e devem deixar o hospital neste fim de semana. A família deve voltar para a casa, em Rosário do Sul, apenas com boas lembranças do dia do nascimento, como fez questão de dizer o pai:  “Foi um sonho pra nós ser recebido aqui no São Francisco, com tanto carinho e tanta hospitalidade. Foi magnífico! É um momento muito especial pra nós. A gente tá muito feliz!”.  

LEIA TAMBÉM

Dente natal

O “dente natal”, como é chamado, é um fenômeno raro. Conforme a Associação Britânica de Dentição, a condição é registrada em um a cada dois mil recém-nascidos. A dentição da maioria dos bebês surge entre quatro e seis meses. Quando o neném nasce com algum dente, ele é chamado de “natal”; quando a dentição se forma nas primeiras semanas de vida, é chamado de “dente neonatal”.

LEIA TAMBÉM: Veja quais foram os nomes de bebês mais registrados no ano em Santa Cruz

Publicidade

Geralmente os dentes natais não apresentam raiz adequadamente desenvolvida e a retirada é recomendada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, “quando existir mobilidade, risco de aspiração ou deglutição e quando o dente apresentar borda cortante”. Apesar de raro, fora dessas condições, o dente pode ser mantido sem prejuízo à saúde do bebê.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.