Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inusitado

Bebê nasce com um dente em Santa Maria; condição é rara

Dentinho foi percebido pela equipe nos primeiros cuidados à bebê | Foto: Divulgação

O nascimento da pequena Isadora foi marcado pela emoção e, também, por uma surpresa: a bebê nasceu com um dentinho. O caso foi registrado em Santa Maria. A enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital São Francisco, Gabrieli Ronzani, acompanhou o parto e contou que o dente foi percebido na sala de recuperação, quando Isadora recebia os primeiros cuidados. “Foi uma surpresa para toda a equipe. Eu, particularmente, nunca havia presenciado um caso desses”, contou Gabrieli.

LEIA TAMBÉM: Conheça os bebês nascidos no 1º dia do ano na região

Isadora nasceu na manhã dessa sexta-feira, 17, de cesariana, com 3.175 quilos e 47 centímetros. A mãe, Elizama Domingues Barcelos, e o pai, Bruno Matias Rodrigues, estão encantados com a chegada da filha. “A gente está muito emocionado com a nossa filha e de saber que ela veio com esse dentinho, que é um pouco difícil de acontecer. A gente está muito encantado com a chegada dela”, afirmou o pai.

Publicidade

Equipe registrou foto com a pequena Isadora no hospital | Foto: Divulgação

Mãe e filha passam bem e devem deixar o hospital neste fim de semana. A família deve voltar para a casa, em Rosário do Sul, apenas com boas lembranças do dia do nascimento, como fez questão de dizer o pai:  “Foi um sonho pra nós ser recebido aqui no São Francisco, com tanto carinho e tanta hospitalidade. Foi magnífico! É um momento muito especial pra nós. A gente tá muito feliz!”.  

LEIA TAMBÉM

Dente natal

O “dente natal”, como é chamado, é um fenômeno raro. Conforme a Associação Britânica de Dentição, a condição é registrada em um a cada dois mil recém-nascidos. A dentição da maioria dos bebês surge entre quatro e seis meses. Quando o neném nasce com algum dente, ele é chamado de “natal”; quando a dentição se forma nas primeiras semanas de vida, é chamado de “dente neonatal”.

LEIA TAMBÉM: Veja quais foram os nomes de bebês mais registrados no ano em Santa Cruz

Publicidade

Geralmente os dentes natais não apresentam raiz adequadamente desenvolvida e a retirada é recomendada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, “quando existir mobilidade, risco de aspiração ou deglutição e quando o dente apresentar borda cortante”. Apesar de raro, fora dessas condições, o dente pode ser mantido sem prejuízo à saúde do bebê.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.