‘Batismo’ marca retomada de voos comerciais entre Santa Cruz e a capital

Um dia histórico para o desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul, mas também para reencontros e abraços. O dia 4 de agosto de 2021 ficou marcado como a data do primeiro voo comercial da Azul entre Santa Cruz e Porto Alegre. A tarde fria, nublada e com um forte vento não impediu que dezenas de pessoas acompanhassem o momento marcante no Aeroporto Luiz Beck da Silva. Além de Santa Cruz, nesta semana foram inauguradas outras sete novas operações ligando Porto Alegre a municípios do interior.

Previsto para chegar por volta das 14h30 dessa quarta-feira, o voo vindo da Capital com passageiros e autoridades teve um atraso em razão das condições climáticas. Entretanto, próximo das 16 horas, o avião modelo Cessna Grand Caravan, que comporta nove passageiros, pousou no aeroporto de Santa Cruz para alimentar o entusiasmo das pessoas e, principalmente, das crianças que aguardavam. Antes do desembarque, a aeronave passou pelo batismo, procedimento de praxe nas primeiras operações e que é realizado pelo Corpo de Bombeiros. 

Uma das pessoas que aguardava ansiosamente a aterrissagem era Lissi Bender, que recepcionou os filhos Grace e Carlos com um forte abraço. Os dois estavam aproveitando as férias em Maceió (AL), no Nordeste brasileiro, junto do pai José Azambuja. Antes de chegar ao destino, a viagem teve paradas em Guarulhos (SP) e Porto Alegre. Segundo Lissi, o novo destino da Azul para Santa Cruz facilita muito. “Conseguiram encaixar o retorno direitinho”, comentou. Até 30 de setembro, serão dois voos semanais, nas quartas-feiras e nos sábados. A partir de 1º de outubro, serão três partidas por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Publicidade

Lissi Bender recepcionou os filhos Grace e Carlos, vindos de Maceió | Foto: Rafaelly Machado
Guilherme Aguiar (foto) e Gerson Moreira Gil comandaram o voo | Foto: Rafaelly Machado
Prefeita Helena Hermany embarcou no voo que seguiu para Porto Alegre | Foto: Rafaelly Machado
Cessna Grand Caravan que fará a rota pousou em Santa Cruz do Sul por volta das 16 horas dessa quarta-feira. Aeronave comporta nove passageiros | Foto: Rafaelly Machado


LEIA MAIS: ‘O objetivo é ligar Santa Cruz à Capital, mas também ao Mundo’, diz diretor da Azul

Elogios ao aeroporto

O voo que chegou com autoridades vindas de Porto Alegre trouxe também o assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras. Ele elogiou a infraestrutura montada no Aeroporto Luiz Beck da Silva e salientou que a Azul vem trabalhando para se destacar e que, atualmente, lidera o mercado. “Temos a característica interessante de ter frota própria. O Grand Caravan, que foi o avião em que viemos, é uma aeronave de última geração e que vai conectar Santa Cruz não só a Porto Alegre, mas ao mundo. Afinal, temos toda a conectividade para oferecer esse serviço”, disse Veras. Além disso, o executivo destacou que a Azul pretende crescer mais ainda no interior e chegar a 200 municípios atendidos.

Representando a Azul Cargo Express, Cassius Kist relembrou que a empresa iniciou operações em Santa Cruz há quase quatro anos. “Vislumbramos, acreditamos e fizemos acontecer com estrutura inédita na região, de logística aérea própria, transportando correspondências, medicamentos, tabaco, insumos da cadeia produtiva e até mesmo referências gastronômicas para mais de 4,5 mil municípios.” Com o novo voo, inaugurado nessa quarta, cargas também poderão ser embarcadas e poderão ser entregues em menos de um dia. “Estaremos conectando Santa Cruz não somente com o Brasil, mas com boa parte do planeta”, completou Kist. Além disso, anunciou que em breve será inaugurada uma loja para venda de passagens, pacotes turísticos e envios internacionais de carga expressa.

Publicidade

Veras: meta de 200 municípios atendidos no interior | Foto: Rafaelly Machado

Estrutura renovada a muitas mãos

Antes de embarcar para Porto Alegre a bordo do Cessna Caravan, a prefeita Helena Hermany falou sobre o empenho de trabalhadores da Prefeitura de Santa Cruz para que o terminal de passageiros do aeroporto ficasse pronto em apenas 15 dias. “O que estamos presenciando é a prova de que não interessa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união entre governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura, Câmara de Vereadores, entidades empresariais, imprensa e iniciativa privada, representada pela Azul, que possibilitou a retomada dos voos comerciais regionais e que está colocando novamente Santa Cruz do Sul na rota das conexões aéreas.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, parabenizou a Administração Municipal pela construção do terminal de passageiros. “O momento é histórico e daqui para frente a gente só vai evoluindo e construindo ambientes melhores para que aviação aconteça.”

O Aeroporto Luiz Beck da Silva é gerido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins. Ele contou que a revitalização do local foi concluída em sete meses. “Foi necessário fazer a pintura da pista, a construção do terminal, o curso de operações aeroviárias para a Guarda Municipal, um plano de emergência e um plano de mitigação de fauna. Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), precisamos fechar parcialmente os lagos e ajustar o posto de abastecimento, e está tudo concluído.” Martins também contou que já foram feitos contatos com locadoras de veículos para que dentro do terminal existam totens para aluguel de carros.

Publicidade

Veras: meta de 200 municípios atendidos no interior | Foto: Rafaelly Machado

Assista à solenidade

LEIA MAIS: VÍDEO: Azul inaugura linha de Santa Cruz a Porto Alegre

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.