Batalhão de Infantaria Blindado celebra 180 anos; nesta quarta tem concerto
Canções de guerra e desfile de oficiais marcaram os 180 anos do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). Cerimônia na manhã dessa terça-feira, 17, celebrou o aniversário do regimento no pátio do quartel. Oito personalidades civis e militares receberam o diploma do mérito Gomes Carneiro.
Do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Denise Andréa Kist foi a única mulher homenageada na solenidade. A entidade qualifica os militares por meio de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “É uma imensa alegria receber essa homenagem, que é fruto de uma parceria muito boa do sindicato com o 7º BIB.”
No quartel, também ocorreu a formatura de militares. As comemorações seguirão com concerto da Banda de Música do Batalhão, às 20 horas desta quarta-feira, 18, no Teatro do Colégio Mauá.
O Batalhão completou 180 anos no último sábado, dia 14. A data é alusiva à fundação da Companhia de Caçadores da Paraíba, criada a partir da união do Terço da Bahia e dos regimentos de Infantaria de Santa Catarina e do Maranhão.
Entre as glórias do século 19, destacam-se a Guerra do Paraguai e a Revolução Federalista, na qual ocorreu a batalha conhecida como “Cerco da Lapa”, no Paraná. O general Ernesto Gomes Carneiro morreu no combate ao avanço das tropas federalistas. Pela entrega da vida em luta, o regimento carrega o nome de Gomes Carneiro em homenagem ao herói de guerra.
Há 18 anos em Santa Cruz
O 7º BIB chegou ao município em 2004 e ocupou as dependências do extinto 8o Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz). Três anos depois, o regimento começa a enviar tropas para a missão de paz no Haiti, coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os militares destacam a participação do 7o BIB na garantia da segurança e ordem em eventos esportivos, como em Porto Alegre, durante a Copa do Mundo de futebol em 2014, e no Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016. Também na capital carioca, o Regimento Gomes Carneiro atuou na pacificação e combate ao tráfico de drogas no Complexo da Maré.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos depolícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta?Clique aquie faça sua assinatura agora!