BAT Brasil encerra operação em Rio Negro e concentra beneficiamento em Santa Cruz

A BAT Brasil (antiga Souza Cruz) confirmou à Gazeta o encerramento da operação em Rio Negro, no sudeste do Paraná. A unidade de processamento de tabaco que funcionava no município foi desativada nessa sexta-feira, 29. Em nota, a empresa alegou que a decisão se deu “como parte de uma revisão no modelo de atuação”. Essa é a segunda unidade fechada pela empresa em pouco mais de cinco anos – em 2016, foi encerrada a fábrica de cigarros que funcionava em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Com isso, o beneficiamento será concentrado na usina de Santa Cruz do Sul. Segundo a empresa, não haverá retração na produção. A expectativa, inclusive, é elevar em 10% o volume de tabaco beneficiado na atual safra. “Além de buscar mais eficiência, as mudanças também se fazem necessárias para enfrentar a concorrência desleal do mercado ilegal de cigarros, que hoje domina cerca de 50% dos produtos vendidos no país”, diz a nota. O impacto da expansão desenfreada do contrabando também foi uma das alegações à época do fechamento da fábrica em Cachoeirinha.

LEIA TAMBÉM: Rússia autoriza retomada das importações de tabaco do Brasil

Além da unidade de Santa Cruz, que fica no Distrito Industrial, a BAT mantém uma cigarreira em Uberlândia (MG). De acordo com a empresa, serão mantidas temporariamente as operações de pesquisa e suprimentos agrícolas na unidade de Rio Negro, bem como a comercialização do tabaco produzido na região.

Publicidade

A companhia não informou quantos colaboradores serão desligados, mas alegou ter feito “todos os esforços para realocar o maior número em outras unidades”. “Para os demais, daremos todo suporte, por meio de consultoria, para que possam se realocar no mercado de trabalho, além de um pacote de desligamento acima do exigido por lei”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Exportação de tabaco cresce em volume e em receita em 2021

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.