Geral

BAT Brasil atuará em parceria para conservar e restaurar 50 hectares de áreas nativas

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade acompanha a BAT Brasil ao longo de toda a sua trajetória centenária. E mantendo a atenção com relação a essas pautas, a multinacional atua ativamente em um projeto para estimular a conservação da biodiversidade na Grande Reserva Mata Atlântica. Em uma iniciativa traçada junto à Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), serão conservados e restaurados 50 hectares de áreas nativas.

O projeto ainda prevê que sejam plantadas 5 mil mudas de 77 espécies endêmicas do bioma Mata Atlântica. O objetivo de toda a ação é enriquecer remanescentes florestais da Reserva Natural das Águas, uma das três Unidades de Conservação (UCs) de propriedade da SPVS, localizadas em Antonina e Guaraqueçaba (Paraná). A área em questão é considerada um importante patrimônio natural, cultural e histórico.

LEIA TAMBÉM: Moradores da região recebem valores do pix nesta semana; veja os municípios

Publicidade

A expectativa é de mais de 5 mil mudas plantadas nas áreas da Reserva das Águas destinadas a esse processo no período de cinco anos

De acordo com a Head de Sustentabilidade da BAT Brasil, Amanda Cosenza, muito além de reflorestar a área, o projeto visa reestabelecer a biodiversidade e trazer de volta as particularidades do bioma.

“Para nós, é um projeto muito importante, porque as Reservas Naturais da SPVS têm sido há décadas campo de pesquisas, aulas teóricas e práticas para muitos estudantes, em parcerias com universidades e institutos de pesquisa do Brasil e de outros países. Acreditamos muito na importância e na relevância dessas áreas para a conservação da natureza e para a sociedade”, frisa.

LEIA TAMBÉM: Lago Telmo Kirst ficará fechado até o fim do mês para manutenção

Publicidade

Mais sobre o projeto

Do total de 50 hectares, 30 serão conservados. Em outros 20, haverá incremento no processo de restauração, o que corresponde a mais de 11 quilômetros de plantio de mudas.

Toda a produção das mudas está sendo feita desde janeiro do ano passado pela equipe da SPVS, com sementes coletadas em suas três reservas naturais. Juntas, as ações de conservação e restauração irão contribuir para a manutenção e ampliação dos processos ecológicos dessas áreas.

Sobre a SPVS

Desde 1984, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realiza ações voltadas à proteção do patrimônio natural no sul do País. É considerada uma das mais representativas organizações especializadas em conservação da biodiversidade no Brasil, com foco no bioma Mata Atlântica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Deslizamentos de solo bloqueiam acessos e danificam casas no interior de Santa Cruz

Suas atividades apresentam grande afinidade com a inovação e busca de atendimento a prioridades no campo da conservação. Em novembro de 2024, completa 40 anos de existência e atuação.

Sobre a BAT Brasil

O Grupo British American Tobacco (BAT) está há mais de 120 anos no Brasil atuando na produção e comercialização de cigarros. Foi em 1914 que a BAT passou a controlar a empresa familiar, fundada em 1903 pelo empreendedor Albino Souza Cruz. A partir de 2020, houve a mudança efetiva da marca: de Souza Cruz para BAT Brasil. Com essa modificação, o Brasil passou a ser o país líder e escritório central para o mercado de Latam South do Grupo BAT, que inclui mais cinco países: Argentina, Chile, Cuba, Paraguai e Peru.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM GERAL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.