Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BIODIVERSIDADE

BAT Brasil atuará em parceria para conservar e restaurar 50 hectares de áreas nativas

Registro de drone da Reserva Natural Guaricica, localizada no Paraná. Juntas, as três reservas da SPVS somam mais de 19 mil hectares com florestas. Foto: Reginaldo Ferreira

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade acompanha a BAT Brasil ao longo de toda a sua trajetória centenária. E mantendo a atenção com relação a essas pautas, a multinacional atua ativamente em um projeto para estimular a conservação da biodiversidade na Grande Reserva Mata Atlântica. Em uma iniciativa traçada junto à Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), serão conservados e restaurados 50 hectares de áreas nativas.

O projeto ainda prevê que sejam plantadas 5 mil mudas de 77 espécies endêmicas do bioma Mata Atlântica. O objetivo de toda a ação é enriquecer remanescentes florestais da Reserva Natural das Águas, uma das três Unidades de Conservação (UCs) de propriedade da SPVS, localizadas em Antonina e Guaraqueçaba (Paraná). A área em questão é considerada um importante patrimônio natural, cultural e histórico.

LEIA TAMBÉM: Moradores da região recebem valores do pix nesta semana; veja os municípios

Publicidade

A expectativa é de mais de 5 mil mudas plantadas nas áreas da Reserva das Águas destinadas a esse processo no período de cinco anos

De acordo com a Head de Sustentabilidade da BAT Brasil, Amanda Cosenza, muito além de reflorestar a área, o projeto visa reestabelecer a biodiversidade e trazer de volta as particularidades do bioma.

“Para nós, é um projeto muito importante, porque as Reservas Naturais da SPVS têm sido há décadas campo de pesquisas, aulas teóricas e práticas para muitos estudantes, em parcerias com universidades e institutos de pesquisa do Brasil e de outros países. Acreditamos muito na importância e na relevância dessas áreas para a conservação da natureza e para a sociedade”, frisa.

LEIA TAMBÉM: Lago Telmo Kirst ficará fechado até o fim do mês para manutenção

Publicidade

Mais sobre o projeto

Do total de 50 hectares, 30 serão conservados. Em outros 20, haverá incremento no processo de restauração, o que corresponde a mais de 11 quilômetros de plantio de mudas.

Toda a produção das mudas está sendo feita desde janeiro do ano passado pela equipe da SPVS, com sementes coletadas em suas três reservas naturais. Juntas, as ações de conservação e restauração irão contribuir para a manutenção e ampliação dos processos ecológicos dessas áreas.

Sobre a SPVS

Desde 1984, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realiza ações voltadas à proteção do patrimônio natural no sul do País. É considerada uma das mais representativas organizações especializadas em conservação da biodiversidade no Brasil, com foco no bioma Mata Atlântica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Deslizamentos de solo bloqueiam acessos e danificam casas no interior de Santa Cruz

Suas atividades apresentam grande afinidade com a inovação e busca de atendimento a prioridades no campo da conservação. Em novembro de 2024, completa 40 anos de existência e atuação.

Sobre a BAT Brasil

O Grupo British American Tobacco (BAT) está há mais de 120 anos no Brasil atuando na produção e comercialização de cigarros. Foi em 1914 que a BAT passou a controlar a empresa familiar, fundada em 1903 pelo empreendedor Albino Souza Cruz. A partir de 2020, houve a mudança efetiva da marca: de Souza Cruz para BAT Brasil. Com essa modificação, o Brasil passou a ser o país líder e escritório central para o mercado de Latam South do Grupo BAT, que inclui mais cinco países: Argentina, Chile, Cuba, Paraguai e Peru.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM GERAL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.