A estrutura na eclusa da Barragem de Amarópolis, no Rio Jacuí, passou por manutenções nos últimos dias. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que foi constatado um problema no elemento de ligação do cilindro hidráulico com a comporta vagão de jusante do aqueduto, localizado à margem esquerda da barragem, localizada no distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara.
LEIA MAIS: Transposições na barragem em Amarópolis foram retomadas
Em virtude da manutenção, não foram realizadas transposições de embarcações pela eclusa em alguns dias da semana passada, até a conclusão dos trabalhos. À Gazeta do Sul, o Dnit informou que as manutenções preventiva e corretiva são executadas de forma contínua no local. “Para tanto, a autarquia possui um contrato firmado com uma empresa que realiza esses serviços.” As operações na barragem já haviam sido suspensas em junho de 2022 devido à necessidade de verificação das alças do barramento.
Publicidade
A barragem também é fundamental para manter o nível operacional do Rio Jacuí, em especial no município de Vale Verde. Conforme o prefeito Carlos Gustavo Schuch, o nível atual é considerado satisfatório, mas a situação das instalações gera apreensão. “Nos preocupamos com a situação da estrutura, que se encontra em estado precário, o que pode ocasionar um colapso futuramente e causar a paralisação total da barragem”, disse.
LEIA TAMBÉM: Em licenciamento ambiental, Barragem de Vera Cruz poderá se tornar atrativo turístico
Das principais empresas de Vale Verde, duas são do setor de transporte de areia. Com as frequentes manutenções na barragem eclusa, a economia do município pode ser prejudicada. “Quando a barragem está danificada não é possível passar com as embarcações pela eclusa, interferindo assim na extração de areia,” destacou o prefeito.
Publicidade
O Dnit informou que vai licitar as obras de reforma geral e modernização da barragem e eclusa de Amarópolis. “Atualmente, o departamento está na fase de preparação para licitação, sendo realizada a atualização do orçamento referencial.”
No ano passado, o Dnit já havia aberto uma licitação para elaboração de projetos executivos diversos e execução das obras de reforma. No entanto, ela não prosperou. Sindicatos que representam a categoria dos mineradores dos municípios de Rio Pardo e General Câmara também cobraram, na época, a reforma geral da barragem de Amarópolis.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.