A estrutura na eclusa da Barragem de Amarópolis, no Rio Jacuí, vai receber R$ 160 milhões em investimentos para reforma total. A informação foi confirmada pelo prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, após receber representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na última semana.
A manutenção completa da estrutura localizada no distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara, é aguardada há anos pelos usuários da barragem e demais moradores. Os recursos são oriundos da União. A partir de agora, o próximo passo será a publicação de um novo edital para conhecer qual empresa irá elaborar o projeto de reforma e executar o serviço.
LEIA TAMBÉM: Precariedade da Barragem de Amarópolis prejudica trabalho no local
Publicidade
Durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Schuch relembrou que a busca por verba para as obras da Barragem de Amarópolis ocorre desde 2017. “No início do ano, apenas foi liberado um recurso para reformas pontuais. Na última semana, fomos informados pelo Dnit sobre a confirmação desses valores para reforma total da estrutura.”
O prefeito ressaltou que atualmente as comportas da barragem estão caídas, e isso interfere na economia. “As empresas do município que mais trazem retornos e impostos são do setor de extração de areia do rio. Com o nível baixo, não tem como executar o serviço.” Outros setores, como agricultores, pescadores e turismo, também sofrem com a precariedade da barragem. “Temos o Balneário Monte Alegre, e a manutenção do nível do rio é fundamental para mantermos o funcionamento.”
LEIA TAMBÉM: Barragem de Amarópolis volta a registrar problemas
Publicidade
Ainda conforme o prefeito de Vale Verde, a reforma da Barragem de Amarópolis deve demorar entre três anos e cinco anos. “Vai depender de como será o cronograma da empresa vencedora da licitação.”
A revitalização também deve impactar o andamento de outros projetos previstos, como o porto de Rio Pardo. Conforme Schuch, o assunto só poderá ter andamento com a barragem em boas condições de funcionamento. “Se não existe eclusagem, não faz sentido defender esse projeto, porque precisamos primeiro da reforma para depois trabalhar no projeto do porto de Rio Pardo.”
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou o edital para a contratação de empresa para elaboração de projetos executivos e realização das obras de reforma, recuperação e modernização na Barragem de Bom Retiro do Sul, na hidrovia do Rio Taquari.
O investimento total previsto para a barragem e a eclusa de Bom Retiro do Sul é de aproximadamente R$ 80,7 milhões, com os trabalhos ocorrendo ao longo de 37 meses. Além do edital referente a Bom Retiro e os recursos anunciados para Amarópolis, estão previstas licitações para as eclusas de Fandango, em Cachoeira do Sul, e Anel de Dom Marco, em Rio Pardo.
Publicidade
* Colaborou Rosemar Santos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.