Cultura e Lazer

Bariloche: descobertas e aventuras na Argentina

Tem gente que pensa que Bariloche só é interessante no inverno, quando a neve domina, mas engana-se quem tem essa ideia. A visão que se tem da paisagem que se descortina com o verão já seria suficiente para eleger San Carlos de Bariloche, na Argentina, como um dos destinos a serem visitados. O clima em Bariloche conta com quatro estações diferenciadas, apresentando um outono chuvoso (de abril a junho), uma primavera temperada (de setembro a novembro) e um verão seco com temperaturas agradáveis (de dezembro a março).

LEIA TAMBÉM: Patagônia: No extremo Sul da América do Sul

Localizada na Província de Rio Negro, na margem sul do lago Nahuel Huapi, Bariloche é considerada a capital turística da Patagônia e porta de entrada para um mundo repleto de belezas naturais. Programas para todas as idades nos longos dias de verão com céu claro (o sol se põe por volta das 22 horas) e temperatura agradável (máximas de 29 graus e média de 18 graus).

Publicidade

O maior e mais conhecido lago de Bariloche é o Nahuel Huapi, localizado dentro do Parque Nacional que possui o mesmo nome
Bariloche dispõe há décadas de hospedagens para todos os bolsos, desde casas para temporadas, de albergues a pousadas e hotéis de luxo

Tais ingredientes, somados às belezas e aos recursos naturais, fazem da região o destino ideal para o ecoturismo e o turismo de aventura. Há muita opção para toda a família, que não requer preparo físico nem conhecimento prévio da atividade, como também alternativas mais complexas e que exigem conhecimento especializado.

LEIA TAMBÉM: Lugares que fazem muito bem à natureza e também à alma do viajante

Cavalgadas por florestas centenárias, caminhadas até os principais picos com pernoites em refúgios da montanha, descidas emocionantes em botes e caiaques por rios de águas cristalinas ou por algum rio de degelo (tudo com equipes treinadas e guias especializados) são algumas das sugestões para aproveitar e admirar a rica natureza de Bariloche, longe do estresse da cidade.

Publicidade

As montanhas ao redor de Bariloche propõem diversas opções para Trekking e Hiking. Vão de caminhadas de contemplação da natureza a trilhas nas alturas. Há trilhas sem nenhum grau de dificuldade, ideal para famílias, onde a ordem é admirar a fauna e flora locais, como as caminhadas botânicas e de admiração de pássaros pelo Parque Nacional Nahuel Huapi.

LEIA TAMBÉM: Sicília, Itália: uma ilha cercada de história por todos os lados

As escaladas em rochedos podem ser praticadas sem experiência prévia, mas são recomendadas para quem está com bom preparo físico. As excursões para esse esporte são feitas pelos Cerros Catedral, Otto, López, Valle Del Chall Huaco, Tronador e Laguna Jakob, entre outros. Há ainda a possibilidade de fazer escaladas em geleiras eternas, como a do Glaciar Negro no Cerro Tronador alcançando seu pico.

Publicidade

Na Província de Rio Negro, margem sul do lago Nahuel Huapi, Bariloche é considerada a capital turística da Patagônia
Programas para todas as idades nos longos dias de verão com céu claro, somados às belezas e recursos naturais, fazem de Bariloche destino ideal

Os Cerros Catedral e Otto também são ideais para a prática de parapente, modalidade de paraquedismo. Os amadores no esporte podem voar acompanhados de instrutores especializados em viagens duplas. Uma experiência inesquecível. As cavalgadas podem ser realizadas em diversos trechos. Pelos Vales do Rio Manso ou do Rio Foyel, pelo Cerro Campanário, pelo Lago Moreno, pela Estepe ou mesmo na Travessia ao Chile (Paso El Leon, onde se alcança o país vizinho numa excursão única).

LEIA TAMBÉM

Pelos rios estreitos e corredeiras, os amantes do canyoning divertem-se numa mescla de escalada, canoagem e natação de correnteza. Esse esporte pode incluir ainda rapéis em cachoeiras, tirolesas e saltos em trampolins naturais. A navegação em Dukies (caiaques infláveis) é atividade que se torna recorrente na região. A embarcação estável permite fácil aprendizado e pode-se praticar em caiaques duplos. Os endereços para essas aventuras são o Rio Manso inferior, no mesmo Rio Manso, mas em direção à fronteira com o Chile e pelo Rio Villegas.

Bariloche dispõe de hospedagens para todos os bolsos, de albergues a pousadas e hotéis de luxo. Excursões de jovens estudantes fazem parte da paisagem, o que significa boa oferta de restaurantes, bares e lojas de souvenires com preços em conta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Última chamada: um convite para viajar pelas páginas de mais um livro

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.