A retomada do roteiro turístico hidrorrodoviário foi lançada na tarde de ontem, no pavilhão central do Parque da Oktoberfest. O passeio tem como destaque a navegação pelo Rio Jacuí, de Porto Alegre a Santo Amaro, a bordo do barco Cisne Branco. A volta das atividades na região, após 20 anos, ocorrerá no próximo dia 17 e terá a Oktoberfest como um dos atrativos.
Exclusivo no Rio Grande do Sul, o roteiro utiliza barco e ônibus como meios de transporte. A saída acontecerá em Porto Alegre, às 7h30, com café da manhã e almoço a bordo do Cisne Branco. Até a chegada em Santo Amaro, que deve acontecer por volta das 13 horas, o barco passa por locais como as ilhas do Lage, do Fanfa e da Ponta Rasa.
Em Santo Amaro, será visitada a barragem eclusada de Amarópolis, ponto final do trecho hidroviário do roteiro. De lá, o transporte será de ônibus até Santa Cruz do Sul. A primeira parada será o Hotel Charrua, para a acomodação. À noite, os turistas irão ao Parque da Oktoberfest participar de um jantar típico.
Publicidade
No domingo, dia 18, os participantes terão a oportunidade de assistir ao desfile temático da 31º edição da Festa da Alegria e visitar pontos turísticos da cidade, como a Catedral São João Batista, o Parque da Santa Cruz e o Parque da Gruta. O retorno para a Capital acontece no fim da tarde, de ônibus.
Com capacidade para comportar 200 passageiros, o Cisne Branco percorrerá o Rio Jacuí entre os meses de outubro e maio, período onde a navegação é mais viável. O cronograma de saídas já está organizado, e os passeios serão realizados mensalmente.
Mais visibilidade para a Oktoberfest
Publicidade
Para a diretora da empresa Orgatur – proprietária da embarcação –, Adriane Hilbig, o passeio promove as riquezas do Estado e, sobretudo, a herança cultural açoriana e germânica. Adriane diz que projetos como esse servem para levantar a autoestima do Rio Grande do Sul. O presidente da 31º Oktoberfest, Léo Schwingel, acredita que a novidade contribuirá para maior difusão da festa. “O roteiro hidrorrodoviário fará com que mais pessoas conheçam a beleza e organização da cidade, assim como a gastronomia e as tradições”, destacou.
O presidente da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, frisou que o roteiro representa uma perspectiva de futuro, tendo em vista que a região precisa de novos produtos turísticos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Antônio Cechinato, classifica o itinerário como um marco do turismo santa-cruzense, representando a possibilidade de os egressos dos cursos voltados à área do turismo de Santa Cruz do Sul ficarem no município. A iniciativa também tem o apoio da Assemp, realizadora da Oktoberfest.
Publicidade
This website uses cookies.