Categories: Regional

Banrisul se mostra disposto a renegociar dívidas em função da estiagem

Com o objetivo de buscar a flexibilização e postergação dos pagamentos dos financiamentos que os agricultores têm junto ao Banrisul, um grupo de representantes de produtores do Vale do Rio Pardo atingidos pela estiagem que assola o Estado teve um encontro com a direção do banco nessa sexta-feira, 21.

A reunião com o presidente e o vice-presidente da instituição, Claudio Coutinho e Irany Sant’Anna Júnior, foi intermediada pelo deputado estadual Edson Brum (MDB) e contou com a participação do deputado Elton Weber (PSB).

LEIA MAIS: Campo acumula prejuízos com a nova onda de seca

Publicidade

A demanda consta na Carta de Pantano Grande, resultado da reunião organizada há uma semana pelo Comitê de Avaliação dos Prejuízos da Seca em Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e parte da Região Carbonífera.

“A situação é dramática para muitas regiões do Estado, com prejuízos irreparáveis em muitas culturas. A preocupação dos produtores é a de buscar soluções para não ficarem inadimplentes”, ressaltou Edson Brum.

LEIA TAMBÉM: Produção de frutas é prejudicada pela estiagem na região

Publicidade

A comitiva do Vale do Rio Pardo – formada por Marcelo Fortes, de Pantano Grande; Ramiro Pereira Rêgo, representando a Agência de Desenvolvimento de Rio Pardo; e Danilo Rodrigues Cardoso, secretário de Agropecuária de Encruzilhada do Sul – explicou que a estiagem atingiu a safra em dois períodos cruciais, plantio e desenvolvimento. Eles acreditam que a partir de maio os reflexos serão ainda maiores na economia dos municípios afetados.

Segundo Coutinho, o Banrisul tem acompanhado de perto o problema da seca, com informações detalhadas sobre as regiões mais atingidas. “Não iremos colocar nenhum produtor contra a parede. Vamos avaliar cada propriedade individualmente e, se for necessário, arrolar para que consigam pagar os financiamentos”, ressaltou. Ele garantiu também que o acesso a novos créditos não vai ser comprometido.

LEIA TAMBÉM: Baixa nos reservatórios da região deixa Corsan em alerta

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.