O Banrisul anunciou na última quarta-feira, 17, um plano de desligamento voluntário (PDV) para análise dos sindicatos, em meio às tratativas relacionadas à data-base da categoria dos bancários – que é 1º de setembro. A proposta representa quase 10% de redução no quadro de empregados. Se aprovado, terão preferência os aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ou aqueles que estejam aptos para se aposentar nessa modalidade.
Conforme o coordenador de política sindical do Sindibancários de Santa Cruz do Sul, João Carlos Heissler, a decisão foi divulgada pela direção do Banrisul ao mercado e, em seguida, apresentada ao comando de negociação, que é a representação dos empregados que fazem interlocução com a direção do banco. De imediato, a proposta não foi aceita porque, segundo os sindicatos, os valores são inferiores do PDV apresentado em 2020.
LEIA TAMBÉM: Banrisul apresenta nova marca e conceito
Publicidade
“Existe uma demanda muito grande no atendimento físico, a real necessidade de se ter um quadro maior para atendimento. Queremos a realização de concurso. Entretanto, o banco diz que só haverá concurso se o movimento sindical aceitar o enxugamento de 824 empregados. Isso não foi aceito. Queremos, em primeiro lugar, discutir a regulação do nosso acordo coletivo de trabalho. Nos moldes em que foi apresentado, a direção do movimento sindical achou insuficiente para levar a proposta adiante”, frisou.
Sobre o dissídio coletivo, o diretor sindical afirmou que já houve diversos encontros para tratar da questão econômica, da segurança bancária, da saúde dos bancários e do cumprimento de metas.
LEIA TAMBÉM: Leite defende “debate consciente” sobre privatização do Banrisul
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.