Numa iniciativa do vereador Elstor Desbessell (PTB) foi realizada uma sessão especial para homenagear a banda Os Atuais, nessa segunda-feira, 21. A entrega ocorreu na presença dos integrantes da banda ao líder do elenco, Acilino Alves da Silva, o Pino. Além disso, amigos da banda, em especial da turma do Blaue Mondag também prestigiaram a sessão.
O vereador Elstor Desbessel fez um resgate histórico do grupo, fundado há mais de 50 anos na cidade de Tucunduva. Os Atuais iniciou em 5 de janeiro de 1968 em Tucunduva (RS), fundado por Ivar David Costa e mais quatro amigos. Em 1971 o grupo gravou o primeiro disco. Com o passar do tempo, surgiram sucessos que caíram na boca do povo, como ”Morena de 15 anos”, “Buona Sera, Angelina”, “Barco do amor”, “Fim de Semana”, “Alice”, “Sem amor ninguém vive”, “De Segunda a Domingo”, “40 grados”, “Amada minha”, “a 150 por minuto”, e tantos outros.
“Os Atuais, conhecidos também como os Reis do Baile nestes mais de 50 anos sacudiram multidões, venderam milhares de discos e ainda hoje continuam pontuando nas paradas de sucesso. Registra-se aqui uma época da nossa cultura musical sul-brasileira, numa expressão cultural que foi aceita, entendida e continua sendo admirada pelas pessoas que gostam de dançar”, justificou Desbessell.
Publicidade
No decorrer dos anos foram gravados 45 discos, além de 7 DVDs. Em várias oportunidades participaram em programas de TV em São Paulo, como: TV Record no programa Barros de Alencar, TV Bandeirantes, no Programa do Bolinha, TV Educativa com Agnaldo Rayol, TV Manchete, TV Globo no Rio de Janeiro no Programa da Xuxa com a música “Beijinhos daqui e dali”, além de outros canais em estados diferentes e também na Argentina.
Na soma das apresentações, Os Atuais já subiu ao palco mais de sete mil vezes para apresentações, nos mais diversos lugares por esse Brasil a fora e exterior. Devido ao sucesso contínuo e o estilo musical, o público passou a chamá-los carinhosamente de “Os Reis do Baile”. A agenda de trabalho normalmente é marcada em até mais de um ano de antecedência, e seu fã clube continua sempre se renovando e crescendo a cada ano.
O grupo Os Atuais tem sua sede própria na rua que leva seu próprio nome, onde funciona o seu escritório, estúdio de ensaios e gravação, loja, além de amplo local para receber amigos, colegas, imprensa e convidados. O grupo também já gravou com vários artistas de renome nacional como Tonico e Tinoco, As Marcianas, Carmem Silva, Eric e Henrique e Neri Batista, tendo também músicas suas gravadas por Rick e Renner, Márcia Ferreira, Sandro Becker e outros artistas nacionais. Nesses 50 anos de carreira além dos 45 discos inéditos e cinco CDs extra, Os Atuais já conquistaram quatro discos de ouro. Faz parte também do acervo da Banda, 2 DVDs Ao Vivo com os maiores sucessos, e 5 DVDs de clipes.
Publicidade
A música instrumental sempre esteve presente nos repertórios e CDs do Grupo Os Atuais, inclusive até por sua formação, haja vista, a etnia alemã ser predominante e formadora do Grupo e seus componentes. Desde 2009, Os Atuais estarão promovendo a música instrumental através de espetáculos públicos gratuitos com repertório exclusivamente instrumental, resgatando a sua origem e história musical.
Em nome do grupo, Acilino Alves da Silva, o Pino, agradeceu a homenagem e relatou o carinho que a banda tem com Santa Cruz do Sul, município onde toca há mais de 40 anos. “Temos neste município um grande número de amigos, pessoas que se conheceram ao som das nossas músicas e onde os filhos e netos já estão se divertindo nos bailes que animamos. É um momento muito especial, um reconhecimento que levaremos para sempre”, observou.
O grupo atualmente é composto por Pino e Paulinho Diehl (vocal), o santa-cruzense Rodrigo Bayer (vocal e teclado), Gerson e Micael (trompete), Cristian (guitarra), Ivair (contrabaixo) e Guilherme (bateria).
Publicidade