O Banco do Povo, instrumento criado pela administração municipal de Santa Cruz do Sul que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, atendeu 224 empreendedores em 2024. O valor liberado foi de R$ 4.950.212, segundo o colaborador Paulo Mans. O objetivo da instituição é disponibilizar crédito competitivo para micro e pequenos empreendedores que buscam ampliar ou melhorar seu negócio, mas encontram dificuldades para acessar sistemas tradicionais de crédito.
O setor que mais buscou por recursos no ano passado foi o de serviços, alcançando a marca de 53,57%, seguido por comércio (33,93%), indústria (11,90%) e rural (0,60%). Mans explica que a busca se deve principalmente a 78,57% das empresas formais, que já possuem CNPJ, e informais, que representam 21,43%.
LEIA TAMBÉM: Mudanças climáticas afetam produção de árvores frutíferas neste verão
Publicidade
O público feminino lidera a solicitação de crédito, com 52,38%. “Comparando com 2023, houve um incremento, já que aquele ano registrou R$ 4,7 milhões para 213 empreendedores”, aponta.
Com linhas de crédito diferenciadas, o Banco do Povo pode oferecer diversos valores, dependendo da necessidade de cada empreendedor. A instituição tem entre os parceiros o Badesul/RSgaranti, o BRDE e a Credisol.
Conforme Paulo Mans, as mulheres empreendedoras também possuem linhas de crédito especiais. “Elas têm um desconto em cima do pagamento com pontualidade, se o CPNJ estiver no nome delas”, afirma.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Deputado Adolfo Brito assumirá interinamente o comando do governo estadual
Mans frisa que a instituição não se limita a oferecer financiamentos, mas também orientações para ajudar os empreendedores a investir de forma estratégica e evitar o endividamento. Cada caso é analisado de forma individualizada, com visitas ao local do empreendimento, a fim de determinar o melhor caminho para o financiamento, levando em conta as necessidades de cada negócio.
O Banco do Povo também atua como uma consultoria básica para os empreendedores. Quando se percebe a necessidade de uma orientação mais aprofundada, os clientes são encaminhados a parceiros como o Sebrae. Para 2025, Mans recomenda aos empreendedores que pretendem fazer investimentos que busquem pelos créditos antes que as taxas de juros sejam reajustadas, especialmente os interessados pelo microcrédito.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nomes dos diretores eleitos nas escolas estaduais são divulgados pela 6ª CRE; saiba quem são
Saiba mais sobre o Banco do Povo
O Banco do Povo é acessível para pessoas físicas ou jurídicas, microempreendedores individuais (MEI), microempresas, agricultores e autônomos. Para solicitar o crédito, é necessário apresentar o CPF e identidade do solicitante e cônjuge, comprovante de renda, comprovante de endereço residencial e orçamento.
A instituição oferece vantagens como a não necessidade de abrir uma conta corrente, pagamento por boleto (carnê), liberação do valor na conta indicada e carência e parcelamento flexíveis. O Banco do Povo fica dentro do Parque da Oktoberfest e funciona atualmente em turno único, das 8 às 14 horas, sem fechar ao meio-dia.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade