Categories: Regional

Banco do Brasil confirma que houve fraude no Pronaf

O vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, confirmou que houve fraude com desvio de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Vale do Rio Pardo. Ele prestou depoimento em audiência pública realizada na Comissão de Agricultura do Senado, na manhã desta quinta-feira, 16. Até o momento, oito funcionários do Banco do Brasil de Santa Cruz foram afastados. O número pode chegar a 50 quando a sindicância interna realizada pela instituição estiver concluída.

Ao todo, foram analisadas 4.226 operações de crédito realizadas através da Associação Santacruzense de Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac) e mais de 6 mil clientes foram prejudicados, segundo a denúncia. Ainda, segundo Osmar Dias, o prejuízo total não são os R$ 88 milhões que foram divulgados inicialmente. O valor é referente aos contratos realizados pela Aspac entre dezembro de 2006 e dezembro de 2014.

A investigação aponta que houve fraude na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), desvio de finalidade dos recursos, dossiês de operações não localizados, liberação de recursos para terceiros sem autorização e liberação de recursos na conta da Aspac. O caso veio à tona em outubro, após reportagem publicada na Gazeta do Sul.

Publicidade

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.