Categories: Regional

Hemovida tem queda de 20% nas doações de sangue em Santa Cruz

Com a chegada do novo coronavírus, as doações de sangue diminuíram significativamente. Em Santa Cruz do Sul, o Banco de Sangue Hemovida calcula uma queda de 20% nos últimos meses. A falta dos tipos sanguíneos “O positivo” e “O negativo” mantém a situação em alerta.

A mobilização recente para incentivar a população sobre a necessidade de doar fez a média subir de dez para 15 doações por dia – antes da pandemia, eram 20. Mas a quantidade ainda é insuficiente para atender à demanda dos hospitais de Santa Cruz do Sul e da região.

LEIA MAIS: Hemovida precisa de doações de sangue tipo O

Publicidade

O enfermeiro e um dos responsáveis pelo Banco de Sangue, Cezar Rodrigo Priebe, faz um apelo aos doadores para que continuem comparecendo. “Precisamos de uma média de 30 doadores por dia para manter o estoque abastecido e aumentar a coleta dos tipos ‘O’”, conta. Priebe acredita que um dos principais motivos para a baixa procura está relacionado ao horário de atendimento do Banco de Sangue.

“Atualmente a coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, e muitas pessoas não conseguem vir porque estão no horário do trabalho. Então, decidimos estender o atendimento para o primeiro sábado do mês, com início no dia 5 de setembro. Neste caso, a coleta será no período da manhã, por agendamento”, explica.

LEIA MAIS: Em formação em Rio Pardo, futuros policiais militares doam sangue

Publicidade

Em meio à pandemia, o Banco de Sangue adotou medidas específicas para garantir a segurança dos doadores. Dentre elas, adaptou o espaço para aumentar a distância entre um doador e outro e intensificou a higienização do ambiente. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

A orientação é que antes do deslocamento os voluntários entrem em contato para saber como está a movimentação e, assim, evitem aglomerações e filas. O Hemovida funciona junto ao Hospital Santa Cruz, ao lado da entrada para o Centro de Diagnóstico por Imagem. O telefone para obter informações é o 3056 2103. Para doar é preciso levar um documento oficial com foto.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde lança campanha nacional para incentivar doação de sangue

Publicidade

COMO AJUDAR

Para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. É importante estar bem alimentado, ter dormido no mínimo seis horas antes da coleta e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem ajudar. Para isso, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde derruba restrições à doação de sangue por homens gays

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.