O Banco de Sangue Hemovida de Santa Cruz do Sul estará aberto neste sábado, 3, para receber doações. O espaço junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), que auxilia no tratamento de doentes clínicos e cirúrgicos e fornece hemocomponentes para diversos hospitais da região, viu as doações caírem durante a pandemia em cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme o enfermeiro do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe, todos podem doar, mas a maior necessidade no momento é de sangue dos tipos O negativo e O positivo. “Existe a necessidade de mais doadores, principalmente do grupo O. E há a constante solicitação deles por abertura em sábados, pois durante a semana muitos trabalham e não conseguem comparecer”, conta.
LEIA TAMBÉM: Hemovida tem queda de 20% nas doações de sangue em Santa Cruz
Publicidade
O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, e no primeiro sábado de cada mês, das 7h30 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 2103 ou pelo e-mail hemovidastacruz@terra.com.br. “O Hemovida agradece a todos que estão comparecendo. E se fazem muito importantes as doações diárias, por conta da qualidade e da validade dos hemocomponentes”, explica Cezar.
Todo o sangue arrecadado é proveniente de doações voluntárias e de reposições. Esse material passa por exames de aids, sífilis, chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II. Entre os requisitos para doação, o doador deve estar com boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 quilos.
A equipe recomenda fazer um lanche leve antes da doação, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes e levar um documento de identificação com foto. Os empecilhos para doação são gripe ou febre, gravidez ou amamentação, cirurgia de grande porte há menos de 6 meses, ter comportamento de risco em relação à aids e ter tido hepatite após os 10 anos de idade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Família de doadora de órgãos reforça decisão: ‘Mesmo após a morte, ela pôde fazer o bem’
This website uses cookies.