Com o objetivo de arrecadar produtos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Banco de Alimentos começou a funcionar nesta quinta-feira, 1º, em Santa Cruz do Sul. O prefeito Telmo Kirst conheceu o espaço pessoalmente nesta tarde, acompanhado dos secretários Elo Schneiders, da Agricultura, Delsio Meyer, da Segurança, Defesa Civil e Esporte, e Guiomar Rossini Machado, de Políticas Públicas. O programa foi desenvolvido para administrar as doações de alimentos perecíveis e não perecíveis recebidas em campanhas. Os itens arrecadados serão distribuídos às instituições socioassistenciais e aos serviços municipais que atendem pessoas carentes.
O Banco de Alimentos, localizado na Rua Professor Henrique Carlos Elsenbruch, número 260, Bairro Independência, é um serviço de segurança pública que os municípios podem implementar mediante edital de seleção do Governo Federal. A efetivação do programa em Santa Cruz contou com o repasse de R$ 450 mil, provenientes de verba federal, somados aos R$ 45 mil, de contrapartida do Município.
Conforme a responsável pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, a partir de agora, o trabalho será voltado à sensibilização. “Precisamos conscientizar a população de que se trata de um articulador de toda rede socioassistencial pública e privada do município, porque atende às demandas das instituições e distribui os alimentos de forma mais equitativa”, destacou. Ainda de acordo com a secretária, todos podem doar. “Seja pessoa física ou jurídica, setor público ou privado, o importante é que os alimentos, mesmo que não possuam mais valor comercial, estejam em boas condições para consumo”, concluiu.
Publicidade