O Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros pela primeira vez em três anos. Por 5 votos a 4, o Comitê de Política Monetária (Copom) aprovou nessa quarta-feira, 2, o corte de 0,5 ponto percentual, levando a Selic para 13,25% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de 0,25 ponto.
Em comunicado, o Copom informou que a melhora do quadro inflacionário trouxe a confiança necessária para iniciar um “ciclo gradual de redução nos juros”. O órgão ressaltou ainda que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.
LEIA TAMBÉM: Subsídio para financiamentos de empresas no Gauten Parque está em discussão na Câmara
Publicidade
A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, na fase mais crítica da pandemia de Covid-19, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso foram 12 altas consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o indicador ficou negativo em 0,08% e acumula 3,16% em 12 meses . Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.
LEIA TAMBÉM: Produtores rurais recebem orientações sobre crédito, investimentos e tecnologia
Publicidade
A redução da taxa Selic ajuda a estimular a economia, pois juros mais baixos barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas menores dificultam o controle da inflação. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 2% para a economia neste ano.
Logo após o anúncio de quarta, entidades ligadas ao meio empresarial se manifestaram favoráveis a essa medida. Em consequência, o Banco do Brasil confirmou que vai reduzir suas taxas de juros.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade