Bam-Bam-Bam era um dos blocos mais animados nos antigos carnavais de Santa Cruz

Em 1º de março de 1949, a Gazeta publicou uma foto histórica, dos integrantes do bloco Bam-BamBam no Carnaval de 1923. Ele era um dos mais tradicionais e animados dos festejos em Santa Cruz do Sul.

Criatividade não faltou na escolha do nome: Bam-Bam-Bam representava três pancadas na porta, que era a senha dos integrantes para “escaparem” de dentro de casa e se reunirem na rua. Também eram famosos os blocos Turunas e Filhos do Inferno.

Conforme registra o texto que acompanha a imagem, o carnaval de rua mais famoso que promoveram foi o de 1925. Ele chegou a ser divulgado no Brasil pelas revistas Máscara e FonFon, as mais importantes da Capital Federal (Rio de Janeiro, na época).

Publicidade

Os três blocos realizavam corsos em que desfilavam carros alegóricos deslumbrantes, atraindo santa-cruzenses e visitantes de cidades próximas. A Gazeta de 1949 destaca que “seria ocioso dizer que tamanho luxo requeria dos componentes dos blocos sacrifícios financeiros heroicos.” E completa: “O alto custo foi a causa da anemia incurável que motivou o fim do carnaval de rua na cidade.”

Foto: Arquivo Gazeta do Sul

 

A foto que reproduzimos foi tirada na esquina onde ficava a sede do bloco, a antiga fábrica de óleo Schuetz Irmãos (hoje Supermercado Imec). Ao fundo aparece a Cia. de Fumos Santa Cruz (prédio já demolido).

Publicidade

Na primeira fila, da esquerda para a direita, estão as crianças (chamadas de filhotes) e adolescentes Bruno Bartholomay, Lothario Bartholomay (Farol), Rolph Bartholomay, Willy Binz, Paulo Simões Pires, Ottmar Pohl e Alfredo Hildebrand.

No centro aparecem Osvaldo de Oliveira, Afonso Pohl, Carlos Meyer, Augusto Becker, Oscar Becker (rainha do bloco), Bernardo Krische, Carlos Olintho, Adolfo Stahlecker (Brutus) e Roberto Binz.

Na fila dos fundos, estão Adolfo Knudsen, John Petterson, Ary do Prado, João Strohchen, Leopoldo Strohchen, Oscar Textor, Erwino Eifler (Barão) e Arnaldo Eick.

Publicidade

Pesquisa: Arquivo da Gazeta

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.