Categories: Regional

Balneários têm problemas de infraestrutura

Poucos municípios da região são tão bem servidos de balneários como acontece com Rio Pardo. A Cidade Histórica, que é banhada por dois rios, Jacuí e Pardo, atrai muitos turistas no verão e em dias de intenso calor. Só que veranistas, moradores e comerciantes terão que driblar os diversos problemas de infraestrutura, que se agravaram nos últimos meses.

O município parece não ter se recuperado dos fenômenos climáticos que o atingiram em outubro, como a forte chuva de granizo e as enchentes históricas. Soma-se isso aos problemas já existentes, como poluição das águas, iluminação precária, sujeira e buracos nas estradas de acesso. No Porto Ferreira, por exemplo, a quantidade de lixo jogado pelas ruas assusta e revolta os frequentadores.

O morador João Frantz avalia que jamais, em dezembro, véspera do verão, viu o Porto Ferreira tão abandonado como este ano. Além do lixo, ele frisa que muitas ruas estão esburacadas, como é o caso da Elemar Gruendling. “Também há vazamentos na rede da Corsan, deixando os trechos tomados pelo barro.” Na Rua Mariluz, um poste da rede elétrica está torto e preocupa os moradores. Frantz salienta também que, em poucos dias, os mais de 500 proprietários de imóveis terão que pagar IPTU.

Publicidade

Mas o problema vai muito além do descaso do Poder Público. “Toda a infraestrutura necessita de reparação. Mas não são somente os órgãos públicos que precisam fazer a sua parte. Nós também temos que cuidar e limpar”, salientou a aposentada Maria Henriqueta Fabra, que tem casa no balneário há mais de 40 anos e que costuma passar os meses de janeiro e fevereiro no local.

Procurada, a Prefeitura reconhece que as condições estruturais dos balneários não estão boas. O assessor da Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Essenciais, Luis Ernesto Tomelin, prometeu que a limpeza dos balneários deve ser concluída até a próxima semana, antes do Natal.  “Já estou marcando com as equipes para limpar os balneários. No Porto Ferreira, devemos utilizar de 3 a 4 caminhões para o serviço”, revelou.

O serviço também será efetuado na Praia dos Ingazeiros, localizada no Bairro Fortaleza, no Balneário Santa Vitória e também no Balneário Porto das Mesas. Para deixar os locais em boas condições, a secretaria conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura. De acordo com o titular da pasta, André Granada, o principal evento do município, a Festa do Peixe, está agendado para 9 a 13 de março.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.