O início do verão, neste sábado, 21, anuncia também a chegada dos dias quentes, e quem aprecia balneários de rios já começa a planejar momentos de lazer. Na região, as opções incluem espaços em Rio Pardo, Vale Verde e Candelária, banhados pelos rios Pardo e Jacuí.
Os balneários, que atraem milhares de veranistas anualmente, foram afetados pela enchente de abril e maio deste ano, que devastou diversas áreas ribeirinhas. Para garantir uma temporada segura e confortável, os municípios trabalham na recuperação e melhoria dos pontos turísticos.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Jonas Lopes e Roberta Nozari vencem o 5º Desafio da Gaspar
Publicidade
Em Rio Pardo, destinos populares como a Praia dos Ingazeiros, Porto Ferreira, Santa Vitória e Porto das Mesas passam por intervenções. Segundo a Prefeitura, a força das águas provocou danos significativos, alterando faixas de areia e áreas de uso dos banhistas. Desde então, equipes da Secretaria de Obras trabalham na revitalização dos espaços.
Na Praia dos Ingazeiros, uma das mais frequentadas, foram realizadas ações de limpeza. Uma novidade é a instalação de área de lazer com um balanço estrategicamente posicionado para proporcionar belos registros fotográficos, tendo como cenário de fundo a junção dos rios Pardo e Jacuí. As quadras poliesportivas do local também estão sendo adequadas para o programa Viva o Verão, que começa em janeiro.
Para reforçar a segurança dos visitantes, todos os balneários terão guaritas para guarda-vidas, em conformidade com as exigências da Operação Verão.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Diocese de Santa Cruz inicia organização da 47ª Romaria da Terra
Outro ponto de destaque é o Balneário Porto Ferreira, que passou por serviços de limpeza das vias, recuperação da praia e troca da iluminação pública. A revitalização também já começou no Balneário Santa Vitória.
Bares abertos para receber os visitantes
Na manhã dessa sexta-feira, 20, o clima era de expectativa em Rio Pardo. Na Praia dos Ingazeiros, o local encontra-se limpo, com a construção de uma guarita de guarda-vidas em andamento e os tradicionais bares já em funcionamento.
Publicidade
No estabelecimento de Jocelei Rodrigues Silveira, houve pequenas manutenções para receber os visitantes. Ele, que está há 15 anos no local, espera um bom público nas próximas semanas. “Estamos funcionando há 50 dias e temos boas expectativas, especialmente agora com as festas de fim de ano e o calor esperado para janeiro e fevereiro.”
LEIA TAMBÉM: Precisamos falar sobre o clima
A mobilização para atrair os veranistas também acontece no Balneário Porto Ferreira. Por lá, os serviços são executados em parceria entre a Prefeitura e um grupo de proprietários de imóveis. “Fizemos uma vaquinha para construir a guarita dos guarda-vidas, e a Prefeitura forneceu o material”, destacou o morador Clóvis Baierle.
Publicidade
Embora Porto Ferreira tenha passado por uma limpeza, algumas residências ainda apresentam marcas da enchente e permanecem em situação de abandono. Estruturas danificadas, que não receberam reparos, também são visíveis, assim como as estradas de chão, que estão desniveladas.
Apesar desse cenário, a movimentação de pessoas já começa, ainda que de uma forma tímida, e alguns bares estão se preparando para funcionar durante o veraneio.
Pela região
Candelária
Publicidade
A Prefeitura de Candelária está há mais de um mês realizando amplo trabalho de limpeza de pontos tradicionais para banho no verão, como a Prainha Carlos Larger, banhada pelo Rio Pardo. Em maio, ela foi devastada pela fúria das águas.
LEIA TAMBÉM: Restauro de trechos da RSC-287 será integrado à duplicação
As ações incluem limpeza, plantio de árvores e remoção de entulhos em áreas afetadas. A Cabana da Prainha, que foi impactada pelas enchentes, será retirada. No lugar dela, a Prefeitura planeja instalar churrasqueiras e bancos para melhorar a estrutura de lazer. Os banheiros, no entanto, não foram danificados e permanecem disponíveis.
Outro local turístico muito visitado durante o verão, a Ponte do Império e seu entorno, também recebeu atenção especial. Foi realizada a remoção de entulhos, árvores e pedras que se acumularam devido à enchente, além de uma limpeza geral na área de camping.
Vale Verde
O Balneário Monte Alegre, localizado no município de Vale Verde, é outra alternativa para veranistas na região. Após passar por uma ampla revitalização, o espaço já está preparado para receber visitantes durante a temporada de verão.
LEIA TAMBÉM: Vale Verde instala Banco Vermelho pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher
De acordo com a Prefeitura, diversas melhorias foram realizadas. Entre elas, a construção de novos banheiros públicos, a instalação de iluminação no camping e a manutenção completa da estrada que dá acesso ao balneário.
Uma das novidades desta temporada é a instalação de duas guaritas, que devem ter a presença de quatro guarda-vidas para reforçar a segurança dos banhistas.
Operação Verão
O lançamento da Operação Verão Total no Rio Grande do Sul está marcado para este sábado. O evento de abertura terá detalhamento dos serviços e do efetivo de guarda-vidas e está marcado para as 10 horas, no Calçadão Kanitã junto à Guarita 184, na Praia de Cidreira, no Litoral Norte.