A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nessa sexta-feira, 7, o oitavo boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. Na 12ª semana de monitoramento do projeto, considerando os resultados das cinco semanas anteriores, dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 84 estão próprios para banho e nove estão impróprios para receber banhistas.
LEIA TAMBÉM: Emater é a primeira instituição do governo estadual a implantar o Sistema Eletrônico de Informações
Os balneários da região seguem em condições próprias de balneabilidade. Conforme os dados analisados, os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receber os banhistas. Da mesma forma, pela primeira vez na temporada 2024-2025, todos os pontos analisados em Pelotas aparecem com o status de próprio para banho.
Publicidade
O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células. O Departamento de Fiscalização da Fepam realiza ações, ao longo do veraneio, para garantir que não haja descarte irregular de dejetos nos pontos de diferentes praias e balneários.
Nesta edição, o projeto Balneabilidade vai realizar 15 análises, ao longo de 15 semanas consecutivas, que irão compor os boletins com resultado semanal da balneabilidade de praias e balneários do Estado, sempre levando em consideração as cinco análises mais recentes.
Publicidade
A divulgação dos boletins será feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estarão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade. Os avisos de local próprio ou impróprio também estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.