Categories: GeralRegional

Balneários da região seguem com condições para banho

Os balneários da região que recebem monitoramento da Corsan no Projeto Balneabilidade seguem com condições de banho neste fim de semana. O mais recente boletim do programa foi divulgado nessa sexta-feira, 7.

Foram analisados e considerados próprios para banho os seguintes locais: a Praia Nova, no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul; a Praia Carlos Larger, no Rio Pardo, em Candelária; o Balneário Santa Vitória, no Rio Jacuí, em Rio Pardo; e o Balneário Cachoeirinha, também no Jacuí, em General Câmara. Nos arredores da região, também conta com a avaliação o Balneário das Tunas, no Rio Vacacaí, em Restinga Seca, considerado próprio para banho.

LEIA MAIS: Prefeitura suspende eventos no balneário Monte Alegre

Publicidade

A Fepam avalia semanalmente a água em 90 pontos do Estado, entre litoral e águas internas. No balanço deste fim de semana, há quatro pontos onde o banho é contraindicado pela questão sanitária. São eles:

  • Balneário Pinhal, praia do Magistério – em frente à Rua General Câmara
  • Barra do Ribeiro, praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  • Pelotas, Balneário dos Prazeres – Laguna dos Patos
  • São Jerônimo, praia do Encontro – Rio Jacuí

Os pontos recebem placas do projeto, indicando as condições da água. Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março, pelo site e redes sociais da Fepam. O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado.

LEIA TAMBÉM: Primeiro dia do ano de calor e lazer nos balneários de Rio Pardo

Publicidade

Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Com informações do Governo do Estado do RS

LEIA MAIS: Fepam analisa água e atesta condições de banho em quatro balneários da região

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

TI

Share
Published by
TI