Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BALNEABILIDADE

Balneários da região seguem com condições para banho

Praia da Cachoeirinha, em General Câmara

Os balneários da região que recebem monitoramento da Corsan no Projeto Balneabilidade seguem com condições de banho neste fim de semana. O mais recente boletim do programa foi divulgado nessa sexta-feira, 7.

Foram analisados e considerados próprios para banho os seguintes locais: a Praia Nova, no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul; a Praia Carlos Larger, no Rio Pardo, em Candelária; o Balneário Santa Vitória, no Rio Jacuí, em Rio Pardo; e o Balneário Cachoeirinha, também no Jacuí, em General Câmara. Nos arredores da região, também conta com a avaliação o Balneário das Tunas, no Rio Vacacaí, em Restinga Seca, considerado próprio para banho.

LEIA MAIS: Prefeitura suspende eventos no balneário Monte Alegre

Publicidade

A Fepam avalia semanalmente a água em 90 pontos do Estado, entre litoral e águas internas. No balanço deste fim de semana, há quatro pontos onde o banho é contraindicado pela questão sanitária. São eles:

  • Balneário Pinhal, praia do Magistério – em frente à Rua General Câmara
  • Barra do Ribeiro, praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  • Pelotas, Balneário dos Prazeres – Laguna dos Patos
  • São Jerônimo, praia do Encontro – Rio Jacuí

Os pontos recebem placas do projeto, indicando as condições da água. Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março, pelo site e redes sociais da Fepam. O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado.

LEIA TAMBÉM: Primeiro dia do ano de calor e lazer nos balneários de Rio Pardo

Publicidade

Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Com informações do Governo do Estado do RS

LEIA MAIS: Fepam analisa água e atesta condições de banho em quatro balneários da região

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.