Os santa-cruzenses tiveram no fim de semana uma prévia do que esperar do verão que, no calendário, começa nesta sexta-feira, à 0h27, no Hemisfério Sul. A época é uma das mais esperadas, pelo calor e o período de férias. Com isso, muitas pessoas costumam buscar por lugares para se refrescar, como balneários de rio.
LEIA TAMBÉM: Balneários da região terão guarda-vidas; veja dicas de segurança
Na região, os veranistas têm opções em Rio Pardo, Vale Verde, Candelária e Vale do Sol, banhados pelos rios Pardo e Jacuí. Esses municípios estão preparando seus pontos turísticos para receber os visitantes, já que as cheias dos últimos meses causaram estragos e atrasaram a manutenção.
Publicidade
Localizada a 32 quilômetros do centro de Santa Cruz, a cidade de Rio Pardo conta com os balneários Praia dos Ingazeiros, Porto Ferreira, Santa Vitória e Porto das Mesas. Os locais são conhecidos por receberem milhares de veranistas todos os anos. Desta vez, a enchente do Rio Jacuí, que chegou a atingir 15 metros, deixou grande parte dos locais embaixo d’água por quase 90 dias. Com a estabilização do leito, a Prefeitura iniciou nesta semana, pelo Santa Vitória, o serviço de limpeza e organização.
LEIA TAMBÉM: Moradores tentam escapar do calor em fim de semana escaldante
No momento, a atividade principal será a limpeza e coleta de entulhos e lixo, como resto de móveis. Todos os balneários também receberão o patrolamento das vias para melhorar o acesso de veículos e banhistas. No que se refere à energia elétrica, foi informado que o serviço está funcionando normalmente.
Publicidade
Outra região que recebe veranistas é o Balneário Monte Alegre, em Vale Verde, localizado a 47 quilômetros do centro de Santa Cruz. Conforme o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Rodrigo Klamt, a prioridade é a melhoria do acesso ao local, que já se iniciou. “Estamos melhorando ruas internas que foram destruídas pela enchente. Contamos com guarda-vidas e a área de camping em funcionamento, com energia elétrica.”
LEIA TAMBÉM: Sensação térmica chega perto dos 60 graus em Santa Cruz do Sul
Klamt ressalta que o período chuvoso atrasou a obra dos novos banheiros públicos, que deve ser retomada em janeiro. As pessoas podem continuar a usar a antiga estrutura. As atrações que vão agitar o balneário também estão sendo preparadas.
Publicidade
A Prainha de Vale do Sol, situada na localidade de Faxinal de Dentro, a 29 quilômetros de Santa Cruz, é outro ponto que recebe veranistas. A Prefeitura de Vale do Sol informou que o local não possui guarda-vidas e não recebeu reparos até o momento. Um pouco mais adiante, a 43 quilômetros, fica o Balneário Carlos Larger, a Prainha, em Candelária.
LEIA TAMBÉM: Saiba como proteger a saúde contra o calor extremo previsto para os próximos dias
Segundo o diretor de Turismo, Cultura e Esporte, Matheus Haetinger, para receber os veranistas estão sendo feitas limpeza do local, poda de árvores e reconstrução de algumas churrasqueiras danificadas. O prédio que abriga o restaurante passa por melhorias, e os banheiros também vão receber reparos pontuais.
Publicidade
A Operação Verão Total 2023/2024 vai ocorrer até março do próximo ano, no litoral gaúcho e nos balneários do interior do Estado. Na região do 6º Batalhão de Bombeiro Militar haverá guarda-vidas (civis temporários e militares) em cinco balneários: Monte Alegre, em Vale Verde; Praia Nova, em Cachoeira do Sul; e Porto Ferreira, Ingazeiros e Santa Vitória, em Rio Pardo. Será de quarta-feira a domingo, das 9 horas às 12 horas e das 13h30 às 18h30.
As guaritas dos guarda-vidas que foram danificadas pelo Jacuí nos últimos meses passarão por reformas. O trabalho ocorre em parceria com os municípios, para construção de novas estruturas.
Um dos pontos com maior circulação de pessoas no veraneio é a Praia dos Ingazeiros, à margem da Avenida Perimetral, em Rio Pardo. No local, o proprietário de um restaurante, Orlando Maria Rocha, 85 anos, estava limpando a estrutura, que ficou submersa por quase três meses. “Eu consegui retornar aqui há uma semana. Estamos arrumando os danos na estrutura para começar o verão.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Conheça os cuidados necessários para garantir uma pele saudável no verão
Rocha conta que todo ano sofre com a enchente. “Não tem o que fazer. Mas estou acostumado, pois possuo o restaurante há 40 anos neste local.” A demora em baixar o nível do Rio Jacuí afetou a economia. “Vou aproveitar o verão para recuperar”, ressalta. A Prefeitura tem expectativa de que 6 mil pessoas, por final de semana, circulem nos balneários, entre visitantes e moradores.
Em razão da enchente, o lixo e alguns entulhos ficaram pelos locais de descanso. Essa situação tem causado incômodo para moradores e empresários dos Ingazeiros e do Porto Ferreira. A Prefeitura informou que iniciou a limpeza dos balneários nos últimos dias, em virtude de o nível do rio ter baixado recentemente.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.