Uma ação de reflorestamento está prevista para este sábado, 29, no Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural forneceu a licença ambiental e disponibilizou 200 mudas de ingazeiros e cem de frutíferas nativas.
O secretário Ramiro Pereira Rêgo informou que as plantas foram obtidas do viveiro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com a destinação de parte do valor arrecadado com multas compensatórias. A associação dos moradores do balneário irá auxiliar no plantio. Em caso de chuva, deverá marcar uma nova data para a atividade.
O plantio de árvores no local começou em 1997, em uma extensão de 600 metros que compreende a mata ciliar do loteamento. O replantio, principalmente de ingazeiros amarelos, é necessário pois, apesar de ter um tempo de vida relativamente curto, a espécie cresce rápido comparada com as demais. Os outros tipos de árvores nativas no balneário sofreram muito na época em que não havia regulamentação quanto às construções e de acesso de pessoas e veículos na beira do rio.
Publicidade
Atualmente, existe a proibição de novas obras civis, acampamentos, entrada de veículos e de atear fogo diretamente no chão no perímetro da beira do Jacuí no balneário. Piqueniques e churrasqueiras portáteis são permitidos sem que haja qualquer alteração no meio ambiente. A continuidade do reflorestamento periódico é fundamental para manter duas das principais funções da mata ciliar: preservação da fauna local e contenção do assoreamento do solo da margem do rio.
LEIA TAMBÉM: Dez balneários para aproveitar o verão perto de Santa Cruz
Publicidade