Raptado, vendado, algemado, acorrentado em um cativeiro, baleado no peito e jogado em um local deserto, na escuridão, para morrer. Se imaginarmos esse ambiente hostil em uma série de televisão, provavelmente pensaremos que a vítima não teria como resistir. Em Santa Cruz do Sul, a única pessoa a viver uma experiência em um cenário como esse, atacada de tantas formas singulares em um sequestro e ainda assim sobreviver, vai contar essa história em detalhes nesta terça-feira, 14, pela primeira vez em 30 anos.
Alexandre de Paula Dias, o Zambinha, atualmente com 51 anos, é o primeiro convidado da segunda temporada do podcast Papo de Polícia, produzido pela Gazeta Grupo de Comunicações. No episódio, que marca o retorno do programa apresentado pelo jornalista Cristiano Silva no YouTube do Portal Gaz, a vítima do único sequestro com pagamento de resgate da história de Santa Cruz irá detalhar alguns dos bastidores nunca antes contados sobre o caso.
LEIA MAIS: Série relembrará 30 anos de sequestro histórico
Publicidade
A entrevista faz parte do material que vem sendo revelado aos poucos na série 30 anos – O sequestro, sobre a ocorrência que marcou a crônica policial local, e que teve a primeira de quatro reportagens lançada no último sábado, na edição de fim de semana da Gazeta do Sul.
“Quando imaginei produzir essa série, pensei que devíamos falar com as pessoas que viveram o caso. E de fato conseguimos falar com muitas delas, que trouxeram um olhar bem diferente sobre tudo que aconteceu”, comentou Cristiano Silva. “Mas não poderia faltar o personagem principal de toda a trama, a vítima. Por isso, fomos atrás do Zambinha”, complementou.
LEIA MAIS: O sequestro: 78 horas de terror em poder dos criminosos
Publicidade
Em 78 horas, entre as 21 horas de 3 de maio e as 3 horas de 7 de maio de 1994, Alexandre de Paula Dias permaneceu em poder dos criminosos em um cativeiro montado pelos sequestradores na localidade de Cava Funda, no interior de Sinimbu. Por fim, foi baleado no peito, na altura do coração, e jogado em uma lavoura, onde permaneceu entre a vida e a morte por longas horas, até ser salvo. Enquanto isso, a polícia buscava pistas para elucidar o sequestro e uma negociação em dólares era feita por telefone em muitas ligações, entre a família da vítima e Teco, o líder do bando envolvido no crime.
O Papo de Polícia com Zambinha, que será lançado nesta terça-feira, 14, às 20 horas, no YouTube do Portal Gaz, é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast. Na primeira, foram dez entrevistas entre novembro de 2023 e março de 2024. “Conseguimos levar ao público bastidores e histórias policiais interessantes de pessoas que tinham muito a dizer. Estamos programando mais dez episódios nesta segunda temporada e queremos explorar assuntos que não conseguimos na primeira”, comentou o apresentador Cristiano Silva.
LEIA MAIS: Relembre a primeira temporada do podcast Papo de Polícia
Publicidade
“O podcast tem um formato peculiar, que faz com que a própria pessoa conte sua história em um bate-papo, dentro de um contexto de entrevista jornalística. E a nossa região conta com pessoas do mais alto nível na área da segurança pública. Vamos atrás dessas histórias para revelá-las ao público”, complementou. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional que trabalha na gestão e criação de conteúdo digital e midiático.
Os episódios são lançados às terças-feiras, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz (youtube.com/@portalgaz), onde também fica postado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Portal Gaz (@portalgaz).
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.