O Gabinete de Crise da Secretaria da Segurança Pública (SSP) estruturado para monitorar o andamento das Eleições 2022 no Rio Grande do Sul concluiu o domingo de votação com o registro de 41 ocorrências de boca de urna, dois casos de uso de celular em cabine, um crime por lesão corporal, três registros de desordem, um menor apreendido e 52 prisões de eleitores. O levantamento foi apresentado em entrevista coletiva de imprensa do titular da SSP, Vanius Cesar Santarosa, realizada no fim da tarde desse domingo, 2.
“Foi um dia tranquilo”, disse o secretário. Conforme Santarosa, não houve ocorrência envolvendo armas. O plano de atuação integrada envolveu 8.338 profissionais e 2,4 mil viaturas para garantir segurança e tranquilidade durante o primeiro turno da eleição. “Há quase dois meses, a SSP vem trabalhando com órgãos estaduais, federais e municipais”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar registra 49 ocorrências durante Operação Eleições 2022
Publicidade
Participam do Gabinete de Crise Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Ainda no balanço, foi apontado que no Estado houve oito ocorrências de mal súbito em locais de votação, que tiveram a assistência dos bombeiros.
Durante a apuração dos votos, pontos de concentração de eleitores na capital, como área central, Cidade Baixa, Orla do Guaíba, Parque Moinhos de Vento (Parcão) e avenida Goethe tiveram a segurança reforçada com efetivos e batalhões de choque.
LEIA TAMBÉM: Brasil teve 939 registros de crimes eleitorais e 307 prisões
Publicidade
Brigada Militar intensificou ações de segurança durante as eleições
Com o objetivo de intensificar a fiscalização do pleito e reprimir crimes eleitorais, a Brigada Militar, através do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), nesse domingo, efetuou ações de polícia ostensiva visando garantir a segurança da população que exerceu o direito ao voto.
Do mesmo modo, assegurou aos responsáveis pelo andamento do pleito eleitoral todas as condições de segurança e proteção para que pudessem conduzir os trabalhos dentro da normalidade, garantindo o Estado Democrático de Direito.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros de Venâncio Aires combatem principio de incêndio em estufa de fumo
Publicidade
Nos 31 municípios da região do Vale do Rio Pardo, atuaram, aproximadamente, 300 policiais militares. Durante o pleito, na região, foram efetuados 16 comunicações de ocorrências por santinhos e bandeiras, além da confecção de um termo circunstanciado por boca de urna.
CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade