Categories: Regional

Balanças usadas pelo crime ganham função nobre em Santa Cruz

Como é de praxe todas as manhãs, a companhia da médica Fabiane Rosa de Souza, de 40 anos, no trajeto até o Hospital Santa Cruz (HSC), onde trabalha, é a Rádio Gazeta FM 107,9. Residente em Santa Cruz do Sul, atualmente, em virtude da pandemia, ela mora com o marido e os três filhos na chácara da família, na localidade de Passo do Adão, interior de Rio Pardo.

No som do carro, durante a viagem de cerca de uma hora até o trabalho, busca se informar das notícias e atualidades antes de iniciar as tarefas na UTI Neonatal, onde já trabalha há 14 anos como pediatra neonatologista.

LEIA TAMBÉM: Bebês da UTI do HSC recebem medalhas por etapas superadas

Publicidade

Em uma dessas manhãs, no dia 19 de agosto, o boletim da segurança pública do programa Café com Notícias anunciou a prisão de um traficante e apreensão de vários itens, dentre eles balanças de alta precisão, usadas pelos criminosos para pesar os tóxicos.

“A Rádio Gazeta é uma ótima companhia todas as manhãs. Vinha escutando a FM 107,9, e essa notícia me deu a ideia de criar uma parceria para auxiliar na dieta dos bebês internados na UTI Neonatal. Eles necessitam de doses tão pequenas de suplementos que outras balanças não conseguem registrar o peso”, comentou Fabiane.

LEIA MAIS: Unisc cria máscaras para a proteção de recém-nascidos

Publicidade

“Tinha o contato do delegado Luciano Menezes e sei do vínculo dele com a neonatologia. Por isso, marquei de conversar e solicitei uma balança. De pronto ele atendeu o pedido”, complementou a médica. A entrega do primeiro aparelho aconteceu na quinta-feira passada, dia 27.

Na oportunidade, Menezes, titular da Delegacia Regional de Polícia, disse à equipe médica não imaginar que esse material fosse tão útil para o hospital; e que, se soubesse, já teria feito contato em outras apreensões da polícia. “Que essa iniciativa possa servir de modelo para outras instituições e outras delegacias de polícia”, comentou Menezes durante a reunião.

LEIA TAMBÉM: HSC recebe R$ 1,5 milhão em novos repasses de emendas parlamentares

Publicidade

Médica Fabiane, a idealizadora da ação | Foto: Arquivo pessoal

BOM PARA A SAÚDE DOS BEBÊS

Geralmente apreendidas em ações ligadas ao tráfico, as balanças de alta precisão, utilizadas por criminosos para pesar drogas como cocaína e maconha, são mais caras e sofisticadas que as tradicionais. Repassadas ao Hospital Santa Cruz, elas terão grande utilidade no preparo e dosagem mais precisa da alimentação dos bebês internados na UTI Neonatal. As doses são muito pequenas, a ponto de não ser possível a pesagem em balanças convencionais.

“Temos dificuldade para fracionar um suplemento alimentar, que é um fortificante que adicionamos ao leite da mãe para um bebê prematuro. Para isso, costumamos usar 1 grama, dissolvendo em 25 mililitros. Contudo, em medida diferente, como os bebês que precisam mamar 10 mililitros, não conseguimos mensurar com toda a precisão devida. Aí veio a questão das balanças”, explicou a médica Fabiane Rosa de Souza.

LEIA MAIS: HSC vai adquirir máquina para preparação de leite após doação do Rotary

Publicidade

O objetivo final, de acordo como a pediatra, é prestar uma assistência de excelência aos recém-nascidos. “Queremos melhorar a qualidade para que as mães e famílias levem os bebês mais bem nutridos para casa, qualitativa e quantitativamente. O objetivo é melhorar o leite, que ajuda no crescimento e previne doenças metabólicas e ósseas, que podem ocorrer no futuro”, finalizou Fabiane.

O diretor do HSC, Vilmar Thomé, também comentou a iniciativa. “Essa é mais uma das parcerias que o Hospital Santa Cruz promove junto a entidades da comunidade, em um esforço coletivo de muitas pessoas para melhorarmos cada vez mais nosso serviço. Nesse caso, rendendo frutos com a chegada desses equipamentos à nossa UTI Neonatal.”

Uma segunda balança deve ser entregue pela polícia nos próximos dias. Os equipamentos que forem repassados ao HSC passarão por uma limpeza com uma solução especial, em spray, usada internamente com compressa e peróxido de hidrogênio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: HSC oferece reabilitação para que pacientes curados da Covid-19 possam retomar a rotina

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.