Categories: Geral

Balada Segura completa seis anos e comemora mais de 320 mil abordagens

Com crescimento médio de 42% ao ano, a Balada Segura comemora seis anos neste sábado, 4. O número de abordagens nas blitze focadas na embriaguez aumentou 422% em 2016 comparado a 2011, quando o programa começou em Porto Alegre. Hoje, em 27 municípios, a operação que envolve Detran RS, Brigada Militar e órgãos de trânsito municipais já retirou de circulação 28,5 mil condutores que dirigiam sob o efeito de álcool ou recusaram-se a fazer o teste e comprovar as condições necessárias para trafegar com segurança.

O percentual de motoristas autuados por dirigir sob efeito de álcool ou recusar-se ao teste do etilômetro, que foi de 11% do total de abordagens em 2012, passou para 8% em 2013 e manteve-se na média dos 9% nos anos seguintes. Em 2012, 3,7 mil condutores foram autuados pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro entre os 33,6 mil abordados. Em 2016, foram autuados 8,1 mil entre 96,6 mil abordados.

Os números de 2011 não servem de comparativo, pois a fase piloto do programa estendeu-se até setembro, quando a Balada Segura entrou no formato que tem hoje: com todos os condutores abordados solicitados a passar pelo teste do etilômetro.

Publicidade

Embora o número de autuações por teste tenha caído no último ano, o número de recusas ao teste tem crescido, mantendo o percentual de autuados por embriaguez estável. A participação das recusas chegou a 75% do total de autuações por embriaguez em 2016, apesar de a legislação prever a esses condutores as mesmas penalidades do que os que tiveram alcoolemia comprovada.

Em seus seis anos de vida, a Balada Segura já totaliza 5 mil blitze realizadas, 320 mil veículos abordados e 115 mil infrações registradas. Além disso, a fiscalização também recolheu, de 2011 a 2016, 19 mil veículos e 30 mil CNHs irregulares. Já consolidada, a Balada vem ganhando substância ao longo dos anos, com aumento consistente do número de abordagens a cada ano.

Para o diretor-geral adjunto do Detran RS, Saudir Filimberti, o aumento da fiscalização reduz a sensação de impunidade e coopera para a redução dos acidentes. “Em 2015, o RS teve a maior redução da acidentalidade de sua história, com 14% menos mortes do que no ano anterior. Dados preliminares apontam que a tendência se manteve em 2016, com 3% menos vítimas no trânsito. Não somente mantivemos a redução do ano anterior, mas avançamos. Isso se deve a diversos fatores, entre eles a consistência dos programas de fiscalização como a Balada Segura”. 

Publicidade

HISTÓRICO DA BALADA SEGURA

4 de fevereiro de 2011 – Início do projeto piloto em Porto Alegre. As blitze ocorriam nas noites e madrugadas de sextas e sábados, e somente os condutores com suspeita de consumo de álcool eram solicitados a fazer o etilômetro.

Publicidade

27 de setembro de 2011 – Expansão da Balada Segura em Porto Alegre. As blitze ganham maior frequência e todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o teste do etilômetro.

17 de dezembro de 2011 – Primeira Balada Segura no Litoral. As blitze são feitas pela Brigada Militar e Detran RS.

9 de fevereiro de 2012 – Início da expansão para o interior do estado. Canoas é o primeiro município depois da capital a implantar a operação. Segue-se, no decorrer de 2012 e 2013 outros 18 municípios.

Publicidade

23 de dezembro de 2013 – Entra em atividade a primeira equipe de fiscalização de trânsito do Detran RS. Após 16 anos de história, a Autarquia passa a ter servidores com prerrogativas para registrar autuações e executar medidas administrativas.

9 de junho de 2014 – O Detran RS forma mais 12 agentes de trânsito para atuar na Balada Segura em Porto Alegre, permitindo até três blitze simultâneas.

12 de dezembro de 2014 – Gravataí implanta a Balada Segura e o ano de 2014 fecha com mais 27 municípios integrando a rede da Balada Segura no estado.

Publicidade

31 de março de 2015 – Estância Velha adere ao programa e completo o time de 28 municípios engajados na Balada Segura.

20 de julho de 2015 – Inicia curso de formação para mais 18 servidores do quadro.

31 de dezembro de 2015 – Balanço de 2015 aponta crescimento de 49% das abordagens em relação ao ano anterior.

31 de dezembro de 2016 – Abordagens da Balada Segura no estado crescem 19% em relação ao ano anterior.

3 de janeiro de 2017 – Balada Segura atua no Litoral pelo 6º ano consecutivo.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.