São Borja e Sapucaia do Sul são os mais recentes municípios que chegam para reforçar a rede da Balada Segura no Rio Grande do Sul. Assim, o estado chega a 33 municípios conveniados, atingindo 56,7% da população.
Após a assinatura do convênio, os agentes de trânsito municipais passam por treinamento com agentes do Detran RS, no qual é ressaltado o conceito de abordagem cidadã, executada nas blitze da Balada Segura.
A ação, implantada em 2011 em Porto Alegre, está presente em Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Bagé, Lajeado, Caxias do Sul, Gravataí, Estância Velha, Itaqui, Camaquã, Viamão e Cachoeirinha, além de São Borja e Sapucaia do Sul, recém conveniadas.
Publicidade
Como aderir
A intenção do Detran RS é expandir a rede. Para aderir à Balada Segura, o município deve estar integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e ter um sistema de fiscalização de trânsito organizado, com agentes próprios. Deve, ainda, enviar ao Detran RS a documentação exigida para a realização do convênio.
Os municípios conveniados recebem materiais e equipamentos para a realização das blitze (tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros), treinamento específico com foco na fiscalização da alcoolemia para os agentes de trânsito municipais, além do suporte técnico para a implantação da Balada Segura. Os municípios podem solicitar informações e tirar dúvidas sobre o programa pelo e-mail [email protected].
Publicidade