Bako Lopes lança seu primeiro disco nesta segunda-feira

O músico, compositor e produtor cultural santa-cruzense Maikel Eduardo de Freitas Lopes, o Bako Lopes, lança nesta segunda-feira, 15, o seu primeiro disco. O álbum intitulado Lance de Dom tem 12 faixas de samba e será liberado no YouTube e nas plataformas digitais a partir das 11 horas. O trabalho foi realizado com recursos do Auxílio Emergencial – Lei Aldir Blanc e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O músico de 39 anos sempre sonhou em gravar um trabalho autoral. Ele afirma que preparou o disco “com carinho, amor e dedicação” para cada amante do mais popular gênero musical brasileiro: o samba. “Não queria fazer um trabalho onde só músicas minhas fossem expostas, queria levar essa alegria para outras pessoas, outros compositores. Fiz uma lista com 40 músicas e comecei uma pesquisa até chegar nas 12 canções escolhidas”, conta Lopes. A partir daí, o artista realizou a produção musical de cada faixa, escolhendo os instrumentos e quem convidaria para as gravações.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: produções de todas as regiões brasileiras concorrem ao Troféu Tipuana

Publicidade

“Tive um apoio imenso dos colegas músicos, pois se dispuseram de coração e dedicaram tempo para que o trabalho ficasse como queríamos.” Oito canções são de composição de Bako Lopes, uma delas em parceria com Alex Santos. As outras faixas são de Mazinho e Nato Santos, de São Paulo; Aldecir Jardim, Grimaldo Neves, Aluísio Pinto e Jorge Carvalho, do Rio de Janeiro; uma de Marcelo Ribeiro, também do Rio, e outra de Tuti Forrez e Nato Fernandes. Algumas das referências do músico são o grupo Fundo de Quintal e João Nogueira, mas ele é influenciado também por outros sambistas.

Lopes deseja que o disco seja um reconhecimento a todos os sambistas de Santa Cruz e Vale do Rio Pardo, pois não se recorda de outro álbum do gênero gravado na região com músicas inéditas. “Se hoje tive o privilégio e a honra de poder gravar um álbum totalmente voltado ao samba, é porque muita gente veio antes de mim. Eu acredito que temos que trabalhar, fazendo nosso melhor sempre e plantando nossa verdade, pois samba é mais do que um gênero musical, é expressão popular”, destaca. “Creio que temos, sim, público que ama o samba dentro de nossa cidade, porém, é necessário cada vez mais fomentar através de leis de incentivo e programas com a mesma finalidade”, conclui.

De acordo com o artista, além do lançamento pelo YouTube e nas plataformas digitais, o disco também terá versão física. Um clipe de uma das canções é um dos planos dele para 2022. Como contrapartida do projeto de lançamento do álbum, Bako lopes também vai realizar atividades destinadas aos alunos de escolas públicas para fomento da arte e cultura do samba no município.

Publicidade

Produção

As gravações foram realizadas após o carnaval de 2021 no Estúdio Azul, em Rio Pardo, com a participação de Tyson Azevedo na bateria; Denis Job no baixo e coro; Robson Bitencourt nos teclados; Marcelo Ferreira, Guinho Silva e Fagner Faguinhu na percussão; Alex Guedes no banjo e coro; Rodrigo Almeida no trombone; Lázaro Martins no violão e clarinete; Adryan Ferreira, Lito Marques e Tom Barreto no coro. Lopes toca cavaco e ficou à frente dos vocais. A mixagem e masterização foram feitas por Robson Bitencourt e Alex Guedes.

LEIA TAMBÉM: Lollapalooza 2022 terá Foo Fighters, Miley Cyrus e The Strokes entre as atrações

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.