ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Baja Unisc se destaca em competição nos Estados Unidos

Estudantes santa-cruzenses colocaram seus conhecimentos à prova no campeonato mundial: grupo retorna no fim da semana | Foto: Fernando Sansone

A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) se destacou no Baja SAE Internacional, competição entre veículos off-road desenvolvidos por universitários, realizada entre quinta-feira, 2, e domingo, 5, no Rochester Institute of Technology, em Nova York, nos Estados Unidos. Os estudantes da Unisc alcançaram o segundo lugar na categoria endurance e o terceiro na categoria design, em provas que reuniram concorrentes de todo o mundo. A classificação para a competição se deu a partir do título da Baja SAE Brasil, vencida pela equipe em 2020.

De acordo com Fernando Sansone, coordenador do projeto e também professor do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, as conquistas têm grande representatividade. Somente as quatro melhores equipes do mundo são selecionadas para a última etapa da apresentação de projeto. “Nós somos hoje a terceira melhor universidade nesse quesito. Isso valida a qualidade das engenharias da Unisc, que não devem nada para nenhuma universidade de qualquer lugar do mundo”, afirma. O feito é inédito, visto que, apesar de já ter vencido o campeonato nacional, a Baja de Galpão nunca havia chegado às finais dessa categoria.

Publicidade

LEIA MAIS: Equipe da Unisc embarca para Nova Iorque para competição Baja SAE International

Publicidade

A outra conquista foi a segunda colocação na prova de enduro de resistência, responsável por 40% da pontuação total. Nesta, o veículo tinha de dar quantas voltas fossem possíveis em uma pista de obstáculos ao longo de quatro horas. “O projeto é testado à exaustão com o objetivo de demonstrar, de fato, quem é mais capaz, não só na inventividade, mas também para comprovar que as ideias funcionam na prática”, explica Sansone. Para ele, é um grande orgulho colocar o nome da Unisc como a segunda melhor do mundo na prova mais difícil do evento.

Os resultados, segundo o coordenador, ficaram acima do esperado, tendo em vista que a equipe nunca havia participado de uma competição internacional. Ele ressaltou que as conquistas são fruto de um trabalho iniciado há mais de uma década. A meta estipulada junto com o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) era participar de um campeonato mundial em até dez anos. “Um objetivo ousado como esse para uma equipe recém-formada parecia inalcançável”, observa. Com o passar do tempo e o aprimoramento do SIG, contudo, o aprendizado e os projetos evoluíram, culminando na conquista do Baja SAE Brasil, em 2020.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pantano Grande terá Polo Universitário da Unisc

Publicidade

Ao comentar sobre a experiência adquirida, Sansone diz que foi “rica sob qualquer aspecto” e cita a vivência de outra cultura, a ampliação das redes de contatos dos integrantes da equipe e o conhecimento sobre o funcionamento de um evento internacional desse tipo. Ele conta, ainda, que alguns questionamentos chamaram a atenção. “Várias pessoas perguntaram de onde éramos. Ao responder que do Brasil, elas perguntavam se viemos [aos EUA] de carro.” Ao longo desta semana a equipe realiza os preparativos para a viagem de volta a Santa Cruz, que deve ocorrer no fim de semana.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta