Categories: Regional

Baixa adesão à Consulta Popular pode deixar municípios sem recursos

Esta terça-feira, 3, é o último dia para eleger as prioridades regionais da Consulta Popular 2020/2021. A baixa adesão ao processo pode colocar em risco o repasse de recursos para alguns municípios do Vale do Rio Pardo, que ainda não alcançaram o índice mínimo exigido, de 2% dos eleitores.

Até o fim da tarde dessa segunda-feira, 2, Santa Cruz havia contabilizado 2.457 votos dos 103.396 eleitores aptos a fazer as indicações. Com isso, atingiu o percentual de 2,38% dos votos necessários para ter acesso aos recursos do Estado. A meta era mobilizar no mínimo 2.068 eleitores, o que corresponde a 2% do eleitorado.

LEIA MAIS: Seis municípios da região ainda não atingiram índice mínimo na Consulta Popular

Publicidade

Organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o processo teve início em outubro e conta com 96 projetos para votação. No Vale do Rio Pardo são três, todos voltados à área agrícola: combate ao êxodo rural, produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar e agroecologia.

Segundo o presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento (Comude), Paulo Mans, a baixa participação na região ainda preocupa. “Caso algum dos municípios não consiga atingir 2% do seu eleitorado, não receberá os recursos do governo que são tão importantes para seu desenvolvimento”, explica.

LEIA MAIS: Votação da Consulta Popular começa nesta segunda: veja como participar

Publicidade

Dos 23 municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), cinco ainda precisam atingir o mínimo de 2%. São eles: Encruzilhada do Sul (1,13%), General Câmara (1,58%), Passo do Sobrado (1,73%), Rio Pardo (1,26%) e Venâncio Aires (0,91%).

O tradicional pleito, organizado desde 1998 no Estado, neste ano contou com novidades em relação às edições anteriores. Além da votação em um período maior de tempo – foi iniciada no dia 26 de outubro –, o processo foi totalmente online.

A votação da Consulta Popular 2020/2021 irá contemplar 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) com R$ 20 milhões. Destes, R$ 10 milhões estão previstos para o ano que vem e o restante em 2022, de acordo com a situação financeira do governo do Estado.

Publicidade

LEIA MAIS: Veja quantos votos cada município precisa para receber recursos da Consulta Popular

Para entender

Embora sejam três projetos no Vale do Rio Pardo, o cidadão deverá escolher apenas um. Dos dois melhores votados, um será contemplado no orçamento do próximo ano e o outro somente em 2022, conforme Paulo Mans. “Diferentemente de anos anteriores, em que tínhamos várias propostas de outras áreas para votar, nesta nova etapa é apenas um voto em um projeto”, enfatiza.

Como participar

Pelo site: www.consultapopular.rs.gov.br.

Publicidade

Por SMS (gratuito), para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO#títulodeeleitor#nº do projeto (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4+

Em ambas as modalidades, a votação vai até as 23h59 desta terça-feira.

LEIA TAMBÉM: Treze municípios da região já atingiram o mínimo de votos para acessar recursos

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.