Bairro Goiás se mobiliza por vigilância colaborativa

Monitorar em tempo real, 24 horas por dia, as possíveis atividades criminosas que podem acontecer no Bairro Goiás, em Santa Cruz do Sul. Esse é o objetivo de um projeto criado entre moradores e poder público, para ampliar o já estabelecido Programa de Vigilância Colaborativa, da Brigada Militar (BM) e Ministério Público.

Em uma reunião realizada na última semana, na Câmara de Vereadores, foi dado mais um passo para colocar em prática a ideia. Na oportunidade, reuniram-se um grupo de moradores do Goiás, bem como representantes da BM, Guarda Municipal e Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM: Reunião apresenta programa Vigilância Colaborativa a moradores do Bairro Goiás

Publicidade

Atualmente, o programa atende a região central do município e pontos estratégicos em todos os bairros, com 120 câmeras. Contudo, a iniciativa dos moradores do Goiás de criar uma regulamentação própria para o bairro, organizada para monitoramento das atividades criminosas, é a primeira a ser estabelecida na cidade. Conforme o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc), Victor Leonardo Kaminski, o projeto pode estar em pleno funcionamento ainda neste ano.

O custo será de, no máximo, R$ 11,00 mensais se for atingida a adesão de 300 moradores. “Temos a ideia de instalar 40 câmeras, dentro de pontos estratégicos que vão desde as esquinas das ruas Félix Hoppe e Senador Pinheiro Machado até a Carlos Trein e São José. O nosso bairro é passagem de muitos criminosos e andarilhos, que muitas vezes enxergam a possibilidade de cometer delitos. A partir do momento que tivermos essa vigilância, eles serão seguidos e as suas ações, monitoradas”, afirmou Kaminski.

LEIA TAMBÉM: Mais de cem câmeras monitoram Santa Cruz e auxiliam órgãos de segurança

Publicidade

“Queremos diminuir 90% da criminalidade”, diz morador

O grupo de moradores estipulou um custo para as 40 câmeras e do sistema a ser adquirido para o armazenamento das imagens. “Estamos mobilizando uma grande quantidade de pessoas. O valor é irrisório para o benefício do monitoramento, que irá não só acompanhar a movimentação dos criminosos, mas inibir suas ações”, salientou o presidente da Arevesc.

Por parte dos moradores, o líder comunitário Jeferson Peres da Silva, que também esteve na reunião na Câmara, ressaltou a importância do programa. “Queremos diminuir 90% da criminalidade. O monitoramento ainda vai permitir a análise de outras circunstâncias, como causas de acidentes e até mesmo a procura por alguém ou um animal perdido”, observou.

Participaram ainda do encontro o coordenador da GM, Éberson Pereira Gonçalves; e o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Henrique Hermany (PP). Por parte da BM, o subcomandante do 23º BPM, major Helcio Gaira, tirou dúvidas dos moradores.

Publicidade

“Explicamos a importância do programa. Temos câmeras instaladas em diversos pontos, mas é o primeiro bairro a se organizar de forma completa para ter a vigilância colaborativa. E isso é algo a ser ressaltado, pois temos um monitoramento 24 horas por dia e, quanto mais rápido chegarem as informações sobre movimentações suspeitas ou delitos, mais rápido também poderemos atender e coibir os crimes”, comentou Gaira. Até o próximo mês de dezembro, as primeiras câmeras no Goiás já devem ser instaladas.

LEIA TAMBÉM: Série de crimes assusta os moradores do Bairro Goiás

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.