Situado na parte alta de Santa Cruz do Sul, o Country é um bairro jovem, que vem crescendo e se desenvolvendo dia após dia, principalmente em função da construção de condomínios residenciais fechados. Lar de clubes como o Santa Cruz Country Club, que dá o nome ao bairro, e da AABB Santa Cruz do Sul, o local tem sido escolhido também por empresas que buscam uma alternativa diferenciada para se estabelecerem.
A localização do Country, envolvido pelo Cinturão Verde, isto é, próximo do meio ambiente, também proporciona outra bela atração natural: o pôr do sol. Há quem diga, inclusive, que é um dos mais bonitos pontos de observação de finais de tarde em Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: A vida no bairro: de Vila Operária a Bairro Senai
Publicidade
O Santa Cruz Country Club (SCCC) foi fundado em 11 de setembro de 1959, por um grupo de santa-cruzenses que passavam o veraneio em Torres. Lá, se conheceram e se encantaram pelo golfe. De acordo com informações dispostas no site do clube, o SCCC é hoje o único campo de golfe de 18 buracos do interior do Rio Grande do Sul.
A área ocupada pelo clube tem cerca de 50 hectares e fica no Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul, onde estão preservadas espécies da flora e da fauna características da porção sul da Mata Atlântica. Além disso, o SCCC conta com uma sede social, inaugurada em 2004, que oferece uma vista privilegiada da cidade, unindo o esporte, lazer e natureza.
LEIA TAMBÉM: A vida no bairro: na margem leste do Rio Pardinho, o Várzea dos negócios
Publicidade
De acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Country era, à época, o quinto bairro menos populoso de Santa Cruz do Sul, com apenas 621 habitantes. Estima-se que tal número deve ter ao menos dobrado, ou até triplicado, nos últimos 12 anos diante do crescimento constante do local, com sua propensão para receber condomínios residenciais fechados.
A Karnopp Imóveis, por exemplo, tem concentrado seus trabalhos no bairro. Segundo o sócio da Karnopp e corretor Marcos Maurer, o Country é um bairro que se tornou favorável à construção de condomínios de alto luxo. “O bairro tem toda uma geografia muito legal. Por si só ele é muito lindo, é um lugar alto, com boa insolação, boa ventilação, é tranquilo, ótimo para quem quer segurança, tranquilidade e, ao mesmo tempo, proximidade do Centro”, comenta.
LEIA TAMBÉM: A vida no bairro: do namoro no navio nasceu o Bairro Schulz
Publicidade
Para Maurer, apostar no Country foi muito assertivo. “Dependendo do condomínio, você tem uma distância de 1,5 quilômetro do Centro da cidade. Além disso, o bairro tem características próprias muito interessantes, é um lugar que valoriza muito, é bom de investir. Hoje, ele oferece tudo no seu entorno: padarias, mercados, açougues, academia, pet shop. E se porventura você não encontrar o que procura lá em cima, você está a 1,5 quilômetro do Centro.”
O corretor salienta que a pandemia, que exigiu momentos de isolamento dentro de casa, fez com que as pessoas procurassem por espaços mais amplos, como residências. Isso impulsionou ainda mais a procura por espaços como os dos condomínios no Country. Maurer enfatiza também que o bairro está muito próximo a uma das saídas de Santa Cruz, o que é outro facilitador. “Hoje está tudo asfaltado, é fácil de sair, fácil de entrar. Na minha opinião, os bairros Country e João Alves são as regiões que mais crescem na cidade, com terrenos bons, e estão se valorizando em um curto espaço de tempo”, completa.
LEIA TAMBÉM: Bairro Santo Inácio: nascido do empenho da comunidade
Publicidade
Um estabelecimento que se aproveita muito bem do espaço onde está inserido no Bairro Country é o 360 Sushi Lounge. Em 2015, o sócio-proprietário Juliano Watthier começou a elaborar a ideia e o conceito para um novo restaurante em Santa Cruz do Sul. Também é sócio do negócio o engenheiro mecânico e especialista em gestão empresarial Lorenzo Borges Noal.
Hoje, o restaurante está instalado em uma casa de mais de 150 anos. Segundo os dois sócios, o charme e o requinte da região foram características que chamaram muito a atenção. Além disso, atende a todos os pré-requisitos de uma ótima experiência, começando pelo amplo estacionamento que oferece.
LEIA TAMBÉM: Bairro Universitário: formado a partir da educação
Publicidade
O progresso do local faz com que cada vez mais empresas busquem o Country para se estabelecer. É o caso da Una Pizza Delivery. O estabelecimento, que surgiu em Candelária, chegou em Santa Cruz em junho de 2020, desde logo na Avenida Léo Kraether, 3.105, Bairro Country. “Quando a gente veio para cá, fizemos uma pesquisa de onde colocar. Eu não queria no Centro porque lá já há muitas pizzarias. E eu estudei essa área pelo desenvolvimento que tem”, conta o proprietário da Una, Eduardo Jacobi Borstmann.
Satisfeito com o lugar que escolheu para fixar a pizzaria, o empresário acrescenta que vende para a cidade toda, mas a maioria dos consumidores são moradores da região alta. “Dá para dizer que 60% são daqui de cima.” Como trabalha com delivery, a Una Pizza possui uma condição de entrega facilitada para a região mais próxima. “Nosso foco principal é aqui em cima. Não que a gente não queira vender para outros bairros. Como o serviço é terceirizado, são os motoboys que calculam o preço da entrega, mas aqui na região, com certeza, é facilitado.”
Borstmann faz questão de frisar que a Una é a pizzaria do bairro. “Eu gosto de dizer que a pizzaria Una se diferencia porque a gente sai um pouco do foco principal, que é sempre o Centro. A gente quer atender cada vez mais essa área aqui.”
LEIA TAMBÉM: Bairro Goiás: local das idas e vindas e dos negócios
Além do Country Club, o bairro é também casa da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santa Cruz, inaugurada em janeiro de 1962 e que completou 60 anos em 2022. Presidente da Associação em cinco gestões, Mário Eugênio Kops, de 63 anos, relembra que conheceu a AABB em 1968, a convite de um colega, quando cursava o terceiro ano primário no São Luís.
Ele recorda que, à época, acessava a AABB pelo Acesso Grasel. Naquele tempo, a estrada era tão ruim que só passavam carroças. “Nos meus 12 anos de idade, junto com amigos, nos aventurávamos fazendo esse trajeto a cavalo, partindo do início da Rua Benno João Kist com equinos cedidos pelo agricultor da família Stumm.”
Um ano após a fundação, em 1o de agosto de 1963 foi adquirida a propriedade na Linha João Alves, do senhor Avelino Breidenbach. O local onde se situa a sede campestre da AABB, que hoje se chama Bairro Country, antes pertencia à Linha João Alves, sendo considerada área rural. “A AABB antigamente era um ‘entreposto’. Viajantes com suas carroças e várias juntas de bois paravam ali, onde se encontravam e trocavam mercadorias. Inclusive a Benno João Kist foi anterior ao Acesso Grasel e era um dos meios de acesso à cidade. Esses viajantes desciam a Benno até a Gruta dos Índios, onde se abasteciam de água e seguiam viagem com destinos diferentes em direção a Rio Pardo ou Candelária ”, conta Kops.
LEIA TAMBÉM: Arroio Grande, o Bairro Cidade
O ex-presidente relata que acompanhou o desenvolvimento do local. “Iniciei minhas atividades profissionais em 1975 na Rua Borges de Medeiros, na função de menor estagiário. Concursado, em 1977 assumi a função de auxiliar de escrita. Assim, participando das assembleias do clube, pude perceber o quanto o bairro evoluiu. Nesses 47 anos de associado, muito proveito obtive junto à AABB.” No início, ser associado da AABB era uma exclusividade dos funcionários do Banco do Brasil; mas hoje os sócios sem vínculo com o banco são a grande maioria.
O espaço que a sede ocupa é também motivo de orgulho e de admiração. Segundo Kops, em 2010, a AABB Santa Cruz foi capa da revista da Federação de AABBs, distribuída nacionalmente, e que destacou o local pela beleza e pela natureza. “Ao longo dos anos, vem encantando a todos que já a frequentaram e/ou tomam conhecimento através de vídeos ou fotos”, finaliza Kops.
LEIA TAMBÉM: Higienópolis: moradia, lazer e natureza
Inicia em um ponto localizado no final do prolongamento leste do Acesso Grasel com o limite sul da Faixa de Domínio da Rodovia RSC-287, seguindo pela referida Faixa, no sentido leste, até encontrar um ponto localizado no limite leste da Zona Urbana, instituída pelo Plano Diretor, seguindo por este limite, no sentido sul, até encontrar um ponto localizado no eixo do Acesso Linha João Alves, seguindo por este eixo, no sentido sudoeste, depois noroeste, até encontrar um ponto localizado no entroncamento deste com o eixo da Av. Léo Kraether, de onde segue, no sentido norte, pelo eixo desta, até encontrar um ponto localizado no eixo desta Avenida, de onde segue, no sentido oeste, por uma linha perpendicular ao alinhamento, até encontrar um ponto localizado no alinhamento da Av. Léo Kraether, onde faz divisa o Loteamento Figueiras e o Santa Cruz Country Club, seguindo no sentido oeste, pela divisa do citado Loteamento, passando pelos pontos localizados na divisa norte do referido Loteamento e divisa do Santa Cruz Country Club, seguindo ainda por esta divisa, no sentido sul e localizado na divisa sul do Loteamento Figueiras, de onde segue, no sentido oeste, até encontrar um ponto (P162 – coincidente com o marco M105 do Cinturão Verde), passando pelos marcos M106, M107, M108, M109, M110, M111, M112, M113, M114, M115, M116, M117, M118, M119, M120, M121, M122 e M123, seguindo no sentido norte, até encontrar um ponto localizado no eixo do Acesso Grasel, seguindo por este eixo, no sentido norte, até encontrar um ponto localizado no início do prolongamento leste do Acesso Grasel, de onde segue, até o ponto inicial.” – Trecho da Lei Ordinária 8714, de 14/09/2021.
LEIA TAMBÉM: Bairro Dona Carlota: uma história que vem do século 19
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.