Santa Cruz do Sul

Bailinho da Borges vai resgatar os antigos bailes de Carnaval; saiba mais sobre a programação

Santa Cruz do Sul está se preparando para receber a terceira edição do Bailinho da Borges, que se consolida como uma das grandes celebrações do carnaval de rua do interior do Estado. Marcado para 11 de fevereiro, um sábado, a festa ganhará uma hora a mais, iniciando às 17 horas e se estendendo até à 1 hora do dia seguinte. Novamente, será na Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a praça da Bandeira, para receber a festa.

Resgatando o clima dos antigos bailes de clubes, a ideia do Bailinho é incentivar um ambiente festivo para todas as idades, trazendo de volta as marchinhas que marcaram época, juntamente com os bloquinhos carnavalescos e o concurso de fantasias nas categorias infantil, adulto e melhor idade, atividade que está sendo organizada, novamente, pela Gazeta do Sul. Também será mantido o concurso de Maior Bloco, e o de Melhor Decoração dos pontos comerciais. A avaliação das decorações será decidida através de júri popular.

LEIA MAIS: Bailinho da Borges deve reunir mais de 30 mil pessoas

Publicidade

As novidades para esse ano ficam por conta de uma palestra com a professora Dra. Marta Nunes intitulada “Carnaval em Santa Cruz: alegrias e desafios em mais de um século desta festa popular”, e também de uma sessão de cinema ao ar livre, o Cine Bailinho, que irá apresentar dois filmes sobre o carnaval local.

Atrações

As atrações musicais estarão divididas em dois palcos, o principal, localizado na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro, e outro na Praça da Bandeira. No principal, dois nomes peso da cena do samba do interior do Rio Grande do Sul estão confirmados: Bako Lopes e super banda com 14 músicos, e o DJ Mono, que possui mais de 20 carnavais no currículo e é responsável por animar o Bloco da Velha, com mais de 50 mil pessoas, em Caxias do Sul.

LEIA TAMBÉM: Desfile de carnaval na Marechal Floriano será no dia 25 de fevereiro

Publicidade

Figura carimbada dos anos anteriores, Eguer, o Chacrinha, já é presença confirmada para a terceira edição do Bailinho da Borges. Outras atrações da festa são o músico santa-cruzense Edinho Nascimento, que montou banda com 10 integrantes exclusivamente para o evento, além do grupo de percussão do Clube Uniãozinho, de Santa Cruz do Sul, que completa um século de atividade neste ano.

O cortejo da Borges, no início da noite, será conduzido pelo Areal do Futuro, de Porto Alegre, e, para finalizar, o Império da Lã, um dos mais disputados no carnaval porto-alegrense, comandado pelo carismático Carlinhos Carneiro e banda, ficará responsável pelo encerramento das festividades.

LEIA TAMBÉM: Vereadores aprovam auxílio financeiro aos desfiles de Carnaval de Santa Cruz

Publicidade

Gastronomia e serviços

O público terá também uma variedade de tendas de cervejarias artesanais e opções gastronômicas montadas ao longo da Borges e das ruas adjacentes, incluindo o comércio já existente no local. Além das operações de alimentação e bebidas, vários estabelecimentos parceiros do Bailinho vão organizar camarotes e festas que continuarão noite adentro.

O folião também poderá adquirir o kit do Bailinho – camiseta e copo reutilizável -, que estará sendo comercializado em pontos estratégicos divulgados através das redes sociais do evento.

LEIA TAMBÉM: Concurso de fantasias será atração no Bailinho da Borges; veja como participar

Publicidade

Para garantir a comodidade e a tranquilidade dos presentes, serão disponibilizados banheiros químicos, ambulâncias e monitoramento das vias realizado em conjunto pelas forças de segurança do município, com a presença da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito, da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Susepe e do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Saúde também estará presente, com distribuição de preservativos e trabalho de conscientização sobre DSTs e exames.

Será vetada a entrada de recipientes de vidro, como copos e garrafas e a venda de bebidas para menores de 18 anos.

LEIA MAIS: Gastronomia, serviços e atrações: saiba detalhes de como será o Bailinho da Borges

Publicidade

Produção

O Bailinho da Borges está sendo produzido em conjunto pela Tombini Produções e Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do SESC local e do Município de Santa Cruz do Sul. A Mor é a patrocinadora master do evento, que conta, ainda, com patrocínio da Arya Training, Cassol Centerlar, Água Mineral Cristal da Terra, Pousada Vô Santino e Unimed. O Charrua Hotel é a hospedagem oficial da festa.

Mais de 30 estabelecimentos parceiros estão apoiando o Bailinho da Borges. São eles: AbraCachaça, Agridoce, Choperia Amsterdam, Black Truck Burger, Armazém de Vinhos Brasileiros Brás 1532, Buteco Sin, Bar e Choperia Central, Coco Tchê, Cervejaria De Veras, Estrecho, Loja Festa e Fantasia, Vodka Futhark, Gin Runas, Gaveta Bar, Cafeteria GoCoffee, Haus Som e Bar, HBier, Heilige, Hellen Cervejaria Artesanal, Livraria e Cafeteria Iluminura, Restaurante La Campana, Nápule Pizzeria, Pastelaria Pastello, Restaurante Porto Seguro, Padaria Pritsch, Proeza Beer, Santa Poke, Severo Garage, Thomas Burger, Cerveja Tinhosa, Velasco Craft Bar, Floricultura Weiss Blumenn, Red Container, Studio Kangoo, Zambrano Gastronomia Itinerante, Anjos em Pastel, Xandy Capeta e Caipirinha.

LEIA TAMBÉM: Oficina Moda Barbie apresenta produções em desfile

A entrada será gratuita e liberada a todas as idades.

Programe-se

  • O quê: 3ª edição do Bailinho da Borges
  • Quando: 11 de fevereiro de 2023, sábado
  • Horário: das 17 horas de sábado à 1 hora de domingo
  • Onde: Rua Borges de Medeiros, centro de Santa Cruz do Sul (a rua estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a praça da Bandeira)

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.