Mais de 500 pessoas prestigiaram o Baile de Ramada de Vale do Sol, que ocorreu no sábado, 3, em Pinhal Trombudo. Sobre pista de dança houve a montagem de uma ramada feita de folhas de palmeira, coqueiro e braços de hera, com lanternas rústicas feitas com vidros de conserva, cordões de fumo e velas artificiais. Os painéis e espaços decorados com objetos gauchescos deixaram o lugar bem característico para relembrar os fandangos de antigamente.
A primeira edição do evento, promovido pela Associação Grupo de Dança Tradicional Gaúcha Tangarás e Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz, convidou ao resgate da tradição gaúcha. Remontou aos tempos em que os fandangos aconteciam em um ambiente criado especialmente para essa finalidade, com estacas cravadas em forma de retângulo ou de quadrado, onde eram terçadas ramas verdes.
LEIA TAMBÉM: ÁUDIO: Semana Farroupilha deve retornar aos moldes pré-pandemia neste ano em Santa Cruz
Publicidade
A noite contou com mateada, exposição de artesanatos rurais confeccionados por artesãos vale-solenses, além do café colonial, com tortas, salames, queijos, cueca-virada, cucas, bolos, pães e outras iguarias servidas pelo Restaurante e Padaria Casarão. As invernadas do Grupo Tangarás também encantaram o público com suas apresentações. O baile foi animado por Fernando e Banda, com músicas gaúchas tradicionais folclóricas e sucessos dos fandangos atuais.
A coordenadora de Cultura de Vale do Sol, Giosana Lobo, vibrou com a noite histórica vivenciada pela comunidade. “A cultura do nosso Rio Grande vem sendo cada vez mais valorizada, os municípios do interior estão aproveitando as oportunidades e se mostrando para o Estado. É especial demais celebrar hoje um fandango à moda antiga, com direito até a espaço para as crianças descansarem, dormirem enquanto os pais aproveitam o fandango, tal como acontecia antigamente. A decoração está belíssima para fazer jus a essa noite tão especial”, celebrou ela.
LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul terá shows da Caravana Farroupilha
Publicidade
A secretária de Cultura do Estado em exercício, Gabriella Meindrad, ressaltou a alegria em retornar ao município, sobretudo em um evento voltado às raízes gaúchas e em meio ao início das comemorações do mês farroupilha.
O prefeito Maiquel Silva salientou que o evento trouxe consigo um convite às novas gerações para valorização das identidades, da cultura gaúcha e preservação das memórias que compõem a cultura do povo.
LEIA TAMBÉM: Vale Verde define os festejos durante a Semana Farroupilha
Publicidade
Financiado pelo Pró-Cultura RS, o Baile de Ramada é uma realização da Associação Grupo de Dança Tradicional Gaúcha Tangarás e Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz. Os patrocinadores são Agrofer, Supermercado Halmenschlager e Prefeitura de Vale do Sol.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade