Na culinária, é bem comum que o criador empreste o nome à criatura. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá, receita tradicional, de origem portuguesa. Criado por um negociante do Porto, este prato tem sabor requintado, e preparo relativamente simples e rápido.
LEIA TAMBÉM: A receita de Camila é pensar “fora da caixa”
Não por acaso, os toques contemporâneos do chef Davi Rodrigues, que ensina a receita aqui ao lado, fazem com que a iguaria seja perfeita para um encontro com amigos no fim de semana. Então, para aumentar a inspiração e mergulhar na cultura lusa, o conselho é botar a playlist “Música portuguesa para o mundo ouvir”, do Spotify; escolher um vinho de baixa acidez – ou até um espumante; e mãos na massa (ou melhor, no peixe).
Publicidade
Se o objetivo é surpreender os convidados com este clássico, atente-se ao passo a passo do chef, mas não esqueça da principal dica deixada pelo próprio Gomes de Sá: sirva bem quente, não muito quente!
LEIA TAMBÉM: Filé e camarão ao shoyu: encontro entre terra e mar
Modo de preparo
Publicidade
Dois dias antes: Em um recipiente com capacidade para quatro litros de água, mergulhe o lombo do bacalhau e deixe de molho por 48 horas. Esse é o processo de dessalga, que deve ser feito sob refrigeração, trocando a água a cada seis horas.
Depois da dessalga do bacalhau: Em uma panela com capacidade para três litros, coloque água e o bacalhau, e leve ao fogo. Após levantar fervura, cozinhe o bacalhau por mais 10 minutos ou até que as lascas se desprendam do lombo. Descasque as cebolas e as batatas e fatie-as em rodelas. Descasque também o alho e pique bem fininho. Cozinhe os ovos até a gema ficar bem cozida e, em seguida, resfrie. Depois, descasque os ovos e reserve. Com o bacalhau já cozido, separe o caldo da cocção e reserve para a finalização. Do lombo, faça lascas.
LEIA TAMBÉM: Sabores que abraçam: filé com funghi e cebola caramelizada
Publicidade
Finalização
Em uma frigideira ou panela com capacidade para três litros, coloque o azeite de oliva. Aqueça o azeite, acrescente a cebola fatiada e deixe dourar. Em seguida, acrescente o alho fatiado bem fininho
e doure levemente. Acrescente um litro do caldo reservado da cocção do bacalhau. Coloque as lascas de lombo de bacalhau e as batatas. Cozinhe até que as batatas estejam macias. Acrescente a páprica picante a gosto.
Depois que as batatas estiverem cozidas, despeje o preparo da panela em uma travessa ou refratário. Por cima, acrescente os ovos cortados em rodelas, azeitonas pretas e salsa picada. Hora de se deliciar. Bom apetite!
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DO CADERNO ELAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.