A Associação Espanhola de Municípios Olivais e a editora Mercacei realizam anualmente o concurso Evooleum, que escolhe os melhores azeites de oliva do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o Sabiá, que tem parte de sua produção em Encruzilhada do Sul, ficou entre os dez melhores. É o único, fora do Mediterrâneo, que conseguiu essa marca.
LEIA TAMBÉM: Azeite de oliva de Cachoeira do Sul é eleito o melhor do hemisfério sul
Obtendo uma pontuação de 95, o azeite brasileiro fica na 7ª posição. A variação premiada foi o Blend Especial, um azeite de alta complexidade e bastante harmônico. Embora a fábrica principal da Sabiá esteja em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, na região conhecida como Serra da Mantiqueira, também cultivam numa fazenda no município gaúcho. Situada na localidade de Santa Bárbara, a Fazenda Sabiá da Vigia tem 110 hectare de olivicultura e deve inaugurar uma nova agroindústria ainda em 2023.
Publicidade
Além disso, soma-se o fato de que o azeite parcialmente produzido no Vale do Rio Pardo lidera no Brasil e tem o “Melhor Blend”. O produto também já recebeu prêmios na Itália, França, Portugal e Israel. Encruzilhada do Sul é destaque brasileiro na área de cultivo de oliveiras e foi palco para a abertura oficial da colheita neste ano, com a presença do governador Eduardo Leite.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.