O azeite extravirgem obtido da colheita dos pomares de oliveiras de Ibarama já apresenta grande demanda no mercado regional. O produto começou a ser comercializado em abril deste ano e rapidamente se tornou querido pelos consumidores. O ramo, que gera muitos empregos, atraiu o médico e proprietário do Olivas Salute, João Luiz Kischener, pela oportunidade de investimento.
LEIA TAMBÉM: Marcas de azeite de oliva da região estão entre as 500 melhores do mundo
A primeira colheita ocorreu em cerca de 18 hectares, e a expectativa é de que esse número chegue a 40 hectares no próximo ano. Segundo Kischener, a produção passa por várias etapas, desde o pomar em Ibarama até a extração do azeite em Cachoeira do Sul. Ele explica que a colheita das azeitonas é feita quando ela ainda não está madura, para garantir um sabor mais característico. Outro ponto é o clima da região, que favorece o plantio das oliveiras.
Publicidade
No pomar há seis variedades de oliva, três delas – Arbequina, Arbosana e Koroneiki – destinadas para a fabricação do azeite. Conforme o empreendedor, a Arbequina é uma espécie espanhola que traz frescor e aspecto herbáceo ao produto. Já a Koroneiki é de origem grega e de gosto levemente adocicado.
LEIA TAMBÉM: Ibarama e Lagoa Bonita do Sul recepcionam ciclistas da Rota dos Dinossauros
O médico explica que o azeite de oliva traz diversos benefícios para quem consome. Por ser um produto natural, sem processos químicos e conservantes em sua fabricação, ele se torna um importante aliado na luta contra o colesterol e os radicais livres, que, em excesso, causam envelhecimento precoce, doenças cardíacas, articulares e motoras.
Publicidade
A previsão é de que até 2024 seja montado na propriedade um lagar, espaço com aparelhagem necessária para extrair o azeite. Com a estrutura, o objetivo é atender os produtores da região
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO CENTRO-SERRA NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.