Geral

Azeite de oliva, o “ouro líquido” da culinária

Quando se fala em ingredientes essenciais na culinária, poucos são tão valorizados e versáteis quanto o azeite de oliva. Com uma história milenar, que teve origem no cultivo de oliveiras e na extração do suco de azeitona pelos povos que habitavam a região do Mar Mediterrâneo, o azeite de oliva alcançou sua importância gastronômica durante a Grécia Antiga, quando foi chamado de “ouro líquido” por Homero.

O apelido dado pelo poeta grego, que teria vivido entre os séculos 8 e 9 antes de Cristo, não foi por acaso. Essa iguaria traz uma série de benefícios que a torna indispensável para a saúde. Rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, o azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.

LEIA TAMBÉM: Agroindústrias terão feira mensal a partir de julho em Santa Cruz

Publicidade

Além disso, por sua ação anti-inflamatória, pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, e beneficiar a saúde digestiva ao promover um ambiente saudável no trato gastrointestinal, prevenindo condições como úlceras gástricas e colite ulcerativa. Por isso, incorporar azeite de oliva à dieta diária é uma maneira simples, mas eficaz de proteger a saúde e melhorar a qualidade de vida.

Biome Pampa: um tesouro dos pampas gaúchos

Regiões famosas por seus azeites de oliva de alta qualidade incluem a Toscana, na Itália; Andaluzia, na Espanha; e, no Brasil, o Pampa Gaúcho, onde está localizada a fazenda da Biome Pampa, produtora de azeites nobres em Encruzilhada do Sul.

LEIA TAMBÉM: Receita de bolo de tapioca com doce de leite: uma delícia junina

Publicidade

Com características únicas e marcantes devido a um terroir ideal e um cuidado meticuloso na produção, os azeites de oliva extravirgens Intenso e Suave, da Biome Pampa, são o resultado de uma longa tradição de cultivo de oliveiras, que encontraram o ambiente perfeito entre o clima e o solo do Pampa, junto à dedicação dos produtores. Além de elevar o sabor dos pratos e melhorar a sua saúde, a Biome Pampa traz um pedaço da rica cultura do nosso Estado para a sua mesa.

Suave ou intenso: um azeite para cada ocasião

Assim como há vinhos que harmonizam bem com comidas específicas, diferentes azeites de oliva extravirgens, como os da Biome Pampa, podem complementar diferentes pratos de maneiras únicas. O do tipo Suave é ideal para saladas frescas, massas e receitas delicadas devido ao sabor frutado e leve. Ele harmoniza perfeitamente com vegetais crus, frutas e pratos que requerem um toque mais sutil e refinado, ajudando a destacar os sabores naturais dos ingredientes ao possibilitar um equilíbrio entre sabores.

LEIA MAIS: GAZtronomia: edição traz receitas de delícias juninas

Publicidade

Já o azeite de oliva extravirgem do tipo Intenso é perfeito para realçar o sabor de grelhados, marinadas e pratos com carnes, ótima opção para quem busca um toque de intensidade nas preparações culinárias. Ao adicionar uma complexidade a mais de sabor em cortes suculentos de proteínas e pratos com temperos fortes, o azeite de oliva Intenso ajuda a realçar o retrogosto das comidas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.