Quando se fala em ingredientes essenciais na culinária, poucos são tão valorizados e versáteis quanto o azeite de oliva. Com uma história milenar, que teve origem no cultivo de oliveiras e na extração do suco de azeitona pelos povos que habitavam a região do Mar Mediterrâneo, o azeite de oliva alcançou sua importância gastronômica durante a Grécia Antiga, quando foi chamado de “ouro líquido” por Homero.
O apelido dado pelo poeta grego, que teria vivido entre os séculos 8 e 9 antes de Cristo, não foi por acaso. Essa iguaria traz uma série de benefícios que a torna indispensável para a saúde. Rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, o azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.
LEIA TAMBÉM: Agroindústrias terão feira mensal a partir de julho em Santa Cruz
Publicidade
Além disso, por sua ação anti-inflamatória, pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, e beneficiar a saúde digestiva ao promover um ambiente saudável no trato gastrointestinal, prevenindo condições como úlceras gástricas e colite ulcerativa. Por isso, incorporar azeite de oliva à dieta diária é uma maneira simples, mas eficaz de proteger a saúde e melhorar a qualidade de vida.
Regiões famosas por seus azeites de oliva de alta qualidade incluem a Toscana, na Itália; Andaluzia, na Espanha; e, no Brasil, o Pampa Gaúcho, onde está localizada a fazenda da Biome Pampa, produtora de azeites nobres em Encruzilhada do Sul.
LEIA TAMBÉM: Receita de bolo de tapioca com doce de leite: uma delícia junina
Publicidade
Com características únicas e marcantes devido a um terroir ideal e um cuidado meticuloso na produção, os azeites de oliva extravirgens Intenso e Suave, da Biome Pampa, são o resultado de uma longa tradição de cultivo de oliveiras, que encontraram o ambiente perfeito entre o clima e o solo do Pampa, junto à dedicação dos produtores. Além de elevar o sabor dos pratos e melhorar a sua saúde, a Biome Pampa traz um pedaço da rica cultura do nosso Estado para a sua mesa.
Assim como há vinhos que harmonizam bem com comidas específicas, diferentes azeites de oliva extravirgens, como os da Biome Pampa, podem complementar diferentes pratos de maneiras únicas. O do tipo Suave é ideal para saladas frescas, massas e receitas delicadas devido ao sabor frutado e leve. Ele harmoniza perfeitamente com vegetais crus, frutas e pratos que requerem um toque mais sutil e refinado, ajudando a destacar os sabores naturais dos ingredientes ao possibilitar um equilíbrio entre sabores.
LEIA MAIS: GAZtronomia: edição traz receitas de delícias juninas
Publicidade
Já o azeite de oliva extravirgem do tipo Intenso é perfeito para realçar o sabor de grelhados, marinadas e pratos com carnes, ótima opção para quem busca um toque de intensidade nas preparações culinárias. Ao adicionar uma complexidade a mais de sabor em cortes suculentos de proteínas e pratos com temperos fortes, o azeite de oliva Intenso ajuda a realçar o retrogosto das comidas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.