O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva tiveram que retornar na noite dessa terça-feira, 1º, ao Aeroporto Internacional Felipe Angeles (NLU), que fica a uma hora da Cidade do México, depois de cerca de quatro horas de voo. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem, à tarde, e teve de passar em torno de cinco horas voando em círculos para gastar combustível, a uma altitude média de 3,8 mil metros do solo, conforme dados da plataforma FlightAware, que mostra informações sobre tráfego aéreo em tempo real. Por volta das 22h16, a aeronave pousou, de acordo com a plataforma.
LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral já recebeu 68 mil denúncias de propaganda irregular
Nesta quarta-feira, Lula e assessores embarcarão em outra aeronave da FAB para Brasília. Ainda não foi divulgada a causa do problema técnico do avião presidencial, um Airbus A329CJ. Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos. Os nomes dos integrantes da comitiva presidencial que acompanhavam Lula também não foram informados.
Publicidade
Lula cumpriu agenda oficial no México por dois dias. O principal compromisso foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.
Publicidade