Categories: Geral

Avião da presidência da República transporta coração do RS a Brasília

Está na UTI do Instituto de Cardiologia de Brasília o paciente de 58 anos que recebeu um coração de um doador do Rio Grande do Sul, que estava internado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas. O transplante foi um sucesso porque foi feito a tempo: após a retirada do coração, o procedimento tem que ser concluído em até quatro horas. O inusitado é que desta vez o órgão foi transportado no avião da presidência da República.

Pelo twitter, o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, saudou a iniciativa do presidente em exercício, Michel Temer. “Cumprimentos ao Presidente Temer que liberou o avião da presidência para o transporte aéreo. Equipe do Instituto de Cardiologia de Brasília veio ao RS captar um coração doado para transplante. Paciente Masc, 58 anos, estava em gravidade máxima, já recebeu o transplante e se recupera na UTI do ICDF”, tuitou.

No dia 6 de junho, o Diário Oficial da União publicou decreto do presidente Temer para que a Aeronáutica mantenha permanentemente à disposição um jato para atuar no transporte de órgãos e tecidos para transplantes. No dia 9 de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) fez o primeiro transporte para doação de um órgão humano para Pernambuco – captado em Salvador (BA).

Publicidade

No RS, a equipe da Central de Transplantes usou avião da FAB pela primeira vez no dia 1º de julho. Na data, ocorreram três transportes aéreos de equipes para transplantes. A equipe do RS foi para Florianópolis (SC) captar pulmões. Já o avião do governador do Estado transportou outra equipe para Pelotas, e uma terceira aeronave foi deslocada para Santa Maria, para captar fígado e rins.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.