Aventureiros de Santa Cruz criam grupo especializado em caminhadas

Acaba de nascer, em Santa Cruz do Sul, o coletivo Pé no Chão, uma empresa especializada em caminhadas por trilhas e estradas da região do Vale do Rio Pardo e arredores. O objetivo da Pé no Chão são dois: incentivar a prática de hiking (caminhada) e trekking (caminhada com acampamento). No entanto, a ideia é, também, incentivar o desenvolvimento do turismo sustentável na região por meio de caminhadas.

O “Pé no Chão” é formado por Michel Anton, de 35 anos – há cinco anos guia de trilhas da empresa Santaventura; Rose Fischborn, de 34 anos, acadêmica de educação física, trilheira e ciclista contemplativa; além de Demétrio de Azeredo Soster, de 54 anos, cicloturista, escritor especializado em esportes de aventura e professor universitário.

O que a Pé no Chão se propõe a fazer é incentivar as pessoas que são adeptas de caminhadas, de todos os níveis e idades, a percorrerem as trilhas e estradas do interior de Santa Cruz do Sul e região de forma sistemática. Com isso, para além das questões relacionadas ao turismo, são trabalhados aspectos como saúde física e mental, convivência em grupo, desenvolvimento pessoal, contato com a natureza etc.

Publicidade

Foi o que ocorreu, por exemplo, na noite de 11 de fevereiro, quando cerca de 40 pessoas percorreram, a pé, as linhas Bohnem e Bauermann, em Rio Paradinho, em um percurso de 10 quilômetros. “Foi uma primeira experiência muito legal”, lembra Demétrio, “todos participaram com muita alegria e entusiasmo”.

LEIA TAMBÉM: Vale do Sol tem 1ª Caminhada na Natureza

A dinâmica de trabalho do Pé no Chão funciona da seguinte forma: as caminhadas sempre são guiadas pelos componentes do grupo e, dependendo da complexidade, é cobrada uma taxa, ou não, de inscrição. O dinheiro serve para custear despesas como alimentação, transporte, hidratação e contratação de guias especializados, quando necessárias. É o caso da Trilha Karaguatá, que vai acontecer no dia 2 de abril, a partir das 15h30 na Ecovila Karaguatá, em Rio Pardinho. Serão duas horas de caminhada em meio à agrofloresta. “Contratamos um guia especializado, que conhece a mata como ninguém; pagamos uma taxa de uso da trilha e ofereceremos um lanche ao final, com fogueira, por isso a taxa de inscrição”, exemplifica Demétrio.

Publicidade

Os convites para novas caminhadas, diurnos ou noturnos, serão sempre realizados por meio de redes sociais, divulgação na mídia e mailing list. Contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 9 99665206 (Michel); (51) 9 9995.0106 (Demétrio) e (51) 94318695 (Rose), também pelo WhatsApp.

LEIA TAMBÉM: Caminhada na Natureza chega à 12ª edição

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.